13/03/2024 15:54 | SegurançaEducação

Alunos da Escola Santíssima Trindade conhecem detalhes da profissão de perito criminal

Experiência serviu para despertar o interesse dos alunos que vão fazer o Enem pelas áreas de atuação forense


Perito criminal do Instituto de Criminalística, José Veras, realizou palestra, sobre as atividades periciais em Alagoas

Divulgação


Aarão José / Ascom Polícia Científica

Uma das principais dúvidas de todo estudante do ensino médio é escolher qual a profissão ideal, e tomar essa decisão não é tão simples. Isso porque existem inúmeras probabilidades de cursos de graduação e de carreira no mercado, gerando muitas dúvidas e tirando o sono de muitos alunos que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Para contribuir com essa escolha, o perito criminal do Instituto de Criminalística, José Veras, realizou palestra, nesta quarta-feira (12), para alunos da Escola Santíssima Trindade, sobre as atividades periciais em Alagoas. O evento aconteceu após um convite da coordenação pedagógica da unidade de ensino a pedido dos próprios alunos.

 


É a segunda vez que o perito realiza esse tipo de palestra para alunos que pretendem fazer a prova do Enem. José Veras, que atua na área de perícia externa em locais de crime, ficou muito feliz com o convite, porque, a partir desse contato, poderão sair futuros peritos criminais, uma vez que muitos deles demonstraram interesse em seguir a profissão.

 

Na palestra, foi apresentada a estrutura da Polícia Científica e do Instituto de Criminalística. José Veras também falou da importância do trabalho realizado pelo perito para a persecução penal, mostrou casos de perícias realizadas por ele e apresentou produtos e equipamentos utilizados durante a perícia criminal.

 

“A gente está vendo que está crescendo muito o interesse por essa profissão. Isso é bom, porque, em momentos como esse, podemos mostrar para a sociedade, nesse caso os estudantes, o que a gente faz, a importância do perito criminal dentro das investigações e a contribuição do nosso trabalho na resolutividade de alguns casos. Isso desperta nesses alunos o interesse na profissão”, explicou Veras.

 

Atualmente, para ser perito criminal em Alagoas, é preciso ter nível superior em áreas específicas de atuação como Biologia, Química, Física, Veterinária, Direito e vários tipos de Engenharia. Uma nova palestra está marcada para a mesma escola para o dia 17 de abril.