17/11/2022 12:42 | Educação

Aluno da rede estadual de ensino representará Alagoas na edição 2023 do Programa Jovens Embaixadores nos EUA

Edmilson da Silva Filho estuda na Escola Estadual Aristheu de Andrade, em de Colônia Leopoldina

Edmilson, de Colônia Leopoldina, vai representar Alagoas em intercâmbio nos EUA

Thiago Ataíde

Ana Paula Lins / Ascom Seduc

Imagine ter a oportunidade de visitar outro país, conhecer outras culturas e fazer novos amigos estando ainda no ensino médio. O que, para muitos jovens, principalmente da rede de ensino público, parece um sonho distante, para o alagoano Edmilson José da Silva Filho é real. Em janeiro de 2023, ele será o representante de Alagoas no Programa Jovens Embaixadores e terá a oportunidade de vivenciar um intercâmbio educacional e cultural nos Estados Unidos no mês de janeiro, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Embaixada dos Estados Unidos.

O programa Jovem Embaixador leva estudantes brasileiros matriculados no ensino médio da rede pública para um intercâmbio internacional, onde poderão conhecer mais sobre a cultura, educação e iniciativas sociais norte-americanas. Para ser selecionado jovem embaixador, o aluno deve se destacar em sua comunidade escolar tendo boas notas, capacidade de liderança, domínio da língua inglesa, espírito empreendedor e participação em ações de voluntariado.

Cinquenta adolescentes de todo o Brasil foram escolhidos para serem Jovens Embaixadores representando seus respectivos estados e participarão de uma programação intensa no período de 10 a 29 de janeiro do próximo ano.

Sonho antigo

Ser jovem embaixador é um sonho que Edmilson alimenta desde 2019. Aluno da Escola Estadual Aristheu de Andrade, de Colônia Leopoldina, ele já havia pesquisado sobre o programa e manteve contato com embaixadores de edições passadas.

“Os antigos embaixadores me recomendaram bastante o programa e incentivaram a minha inscrição. A oportunidade de viajar para outro país e fazer parte de um intercâmbio que não é turismo, mas cultural e educacional foi o que me motivou a me inscrever. Ter a chance de conhecer outros estudantes de todo o Brasil e fazer novas conexões também chamou a minha atenção”, contou Edmilson.

Mesmo já familiarizado com a realidade do programa, Edmilson disse que ficou surpreso por ter sido escolhido como Jovem Embaixador. "Foi um choque, mas fiquei muito feliz. Todos na escola e aqui no município também receberam a notícia de forma muito positiva. Agora, meus planos são fazer o máximo de conexões e voltar para o Brasil com mais conhecimentos. Inclusive gostaria de fazer um projeto de incentivo à leitura aqui em Colônia", adianta o jovem.

Referência

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, celebrou a escolha de Edmilson como representante alagoano no intercâmbio. “O Jovem Embaixador proporciona uma experiência única para um jovem da rede pública onde ele terá a chance de aprender mais sobre uma cultura estrangeira como também de expor as suas raízes e tradições para os norte-americanos. Edmilson é um estudante exemplar na sua escola e, com certeza, representará brilhantemente Alagoas neste intercâmbio”, avalia.

Clarissa Lamenha, diretora da Escola Estadual Aristheu de Andrade, diz que Edmilson é uma referência na escola e que sua facilidade com língua inglesa fez com que o jovem ensinasse o idioma para outros colegas e até mesmo professores em aulas online. "A conquista do Edmilson evidencia as qualidades do ensino público e desperta a curiosidade de outros jovens. Ele já lecionava inglês online em uma instituição e muitos alunos e professores se interessaram pelas aulas. Agora, com toda certeza, estará conquistando não apenas alunos para o curso, como também fãs", celebra a gestora.

Titular da 7ª Gerência Regional de Educação (Gere) - que responde por todas as escolas estaduais do Vale do Mundaú -, Artur Ferreira tem experiência com o programa. Em 2019, quando diretor da Escola Estadual Carlos Gomes, viu sua aluna Beatriz Fidelis ser selecionada como embaixadora alagoana. Agora, como gerente, testemunha, mais uma vez, a região ser destaque no programa.

"Desde o início das inscrições, mobilizamos todos os diretores da regional para identificarem alunos que tivessem o perfil do programa. Ficamos muito felizes ao vermos o Edmilson selecionado, pois ele se encaixa em todos os critérios estabelecidos no edital. Nos próximos meses, daremos todo o suporte ao Edmilson e à escola no que concerne à emissão de passaporte e todos os trâmites necessários até o dia da viagem para que ele tenha a melhor experiência possível durante o intercâmbio", frisou.