05/04/2023 11:19 | Agricultura

Alagoas vai executar ação estadual para agricultura de baixo carbono do novo Plano ABC +

Proposta é construir ações de contribuição para metas e diretrizes do plano nacional do Ministério da Agricultura e Pecuária


Encontro reuniu cerca de 20 instituições ligadas às ações de agricultura e pecuária de baixo carbono

Thayna Araújo/Ascom Seagri


Tatiane Gomes/Ascom Seagri

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) promoveu na segunda (3) e terça-feira (4) a oficina para construção do Plano de Ação Estadual, do decênio 2020-2030, de contribuição para o novo Plano ABC +, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O encontro reuniu, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), cerca de 20 instituições ligadas às ações de agricultura e pecuária de baixo carbono no estado. 

 

A execução do Plano de Ação Estadual deve amparar as novas metas e diretrizes nacionais propostas, compreendendo ações nas áreas de recuperação de pastagem degradada, sistemas de plantio direto para grãos e hortaliças, terminação intensiva de bovinos, ILPF [Integração Lavoura-Pecuária-Floresta], entre outros sistemas integrados. 

 

“As ações do Plano ABC + propõem uma agricultura e pecuária de baixo carbono e o que a agropecuária pode fazer, de fato, para minimizar os impactos causados pelo gás do efeito estufa. Essa oficina ajudou para que o estado consiga saber como as ações podem ser executadas junto aos produtores, do pequeno ao grande porte”, explicou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, Ademilson Neris. 


 

Por videoconferência, o coordenador nacional do Plano ABC + do MAPA, Ricardo Kobal Raski, e o consultor para o Nordeste do Mapa, Saulo Pastor, participaram da oficina proposta pela Seagri, que apresentou tecnologias já implantadas em Alagoas que buscam a preservação ambiental ligadas à produção agrícola e pecuária no estado. 

 

“Temos tecnologias adequadas que dão benefícios para a produção. Vamos conseguir tirar o plano do papel e chegar até a ponta, com equipamentos que já foram validados pelas unidades demonstrativas para multiplicar de acordo com as adequações de cada região de Alagoas, gerando renda e permitindo que os produtores continuem na atividade”, ressaltou Ricardo Kobal. 

 

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas está na coordenação do grupo gestor estadual e, de forma participativa, está reunindo os membros participantes com encontros frequentes. Após a oficina, as instituições irão construir juntas o plano de ação estadual, que deverá ser publicado de forma oficial para a execução em todo o estado, permitindo que a produção agropecuária avance ainda mais com sustentabilidade nos negócios.