29/11/2022 17:39 | Agricultura

Alagoas vacina rebanho contra Peste Suína Clássica em São José da Laje

Granja Alves, na zona rural do município, foi uma das primeiras a fazer a imunização dos animais na terceira etapa da campanha em Alagoas


Ascom Adeal


Dorgival Junior / Ascom Adeal

Alagoas já deu início a 3ª etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC), que segue até 31 de dezembro. E um dos primeiros locais a receber a ação foi a Granja Alves, localizada na zona rural do município de São José da Laje. O trabalho de imunização faz parte do Plano Estratégico Brasil Livre de PSC, lançado em 2021, por meio da parceria firmada entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a iniciativa privada, contando com o apoio da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).

 

Com mais de 160 mil doses destinadas ao Estado, nesta etapa deverão ser vacinados cerca de 130 mil animais, no período de 28 de novembro até 31 dezembro. Participam da mobilização 60 vacinadores, que deverão percorrer mais de cinco mil propriedades com criação de suínos. Todos os procedimentos de vacinação e o próprio imunizante não têm custos para os criadores, sejam ele de grande, médio ou pequeno porte.

 

“A vacinação contra a PSC é muito importante. O criador tem que vacinar, independentemente do tamanho do seu rebanho, pois, se não vacinar, o prejuízo vai ser grande. A vacina deixa o rebanho sadio, portanto, ninguém pode ficar de fora”, afirmou o criador Joseni Alves.

 

“Contamos com a colaboração dos nossos criadores de suínos para que possamos proteger o rebanho alagoano, evitando que o vírus da doença circule na zona não livre. No país, Alagoas foi escolhido para a realização deste projeto piloto no combate à PSC”, declarou Caio Vieira, assessor de Defesa Agropecuária da Adeal.

 


Sobre a doença


A Peste Suína Clássica é uma doença viral, altamente contagiosa e que afeta somente suínos domésticos e asselvajados, não sendo transmissível a humanos. Os principais sintomas nos animais são febre alta, lesões avermelhadas na pele, conjuntivite, falta de apetite, fraqueza, diarreia e aborto.