11/01/2023 17:49 | Turismo

Alagoas terá programa de qualificação e capacitação profissional do Turismo

Aprovado pela ALE, projeto de lei que cria Escola do Turismo prevê oferta de cursos como hotelaria, restaurante, empreendedorismo; todas as regiões do estado serão contempladas


Escola do Turismo vai preparar prestadores de serviço oferecendo cursos dirigidos às áreas de hotelaria, atendimento ao público, empreendedorismo e outros

Kaio Fragoso


Rafaela Pimentel / Ascom Setur

O investimento em qualificação e capacitação profissional vai ganhar um novo aliado no segmento turístico em Alagoas. Aprovado em dezembro do ano passado pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o programa Escola do Turismo chega com a proposta de preparar prestadores de serviço do setor por meio da oferta de cursos dirigidos às áreas de hotelaria/restaurantes, atendimento ao público, empreendedorismo, apoio a complementares/gestão de negócio e política públicas.


Desde pequenos e microprodutores, autônomos, jovens em busca do primeiro emprego até profissionais que já atuam no ramo, o programa irá contemplar o público de todas as sete regiões integrantes do Mapa do Turismo - Grande Maceió, Lagoas e Mares do Sul, Costa dos Corais, Caminhos do São Francisco, Quilombos, Agreste e Caatinga. Com aulas presenciais e certificação aos participantes, a implantação do projeto garante mão de obra qualificada e, sobretudo, continuidade na melhoria da infraestrutura e da cadeia produtiva do Destino Alagoas.


À frente da gestão do projeto, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) já trabalha nos próximos passos para o início da operacionalização do programa: a contratação da empresa especializada e/ou pactuação de convênios com instituições parceiras. É o que afirma a secretária Bárbara Braga, ao ressaltar as perspectivas positivas que a iniciativa trará para a atividade turística em Alagoas.

 

“Estamos vivendo hoje um cenário muito promissor para o Destino Alagoas, com a possibilidade de solucionar um dos maiores gargalos do turismo dos últimos anos, a qualificação profissional de toda a cadeia produtiva. Com a criação e, em breve, começo das atividades do programa, vamos preparar nosso estado para receber os viajantes com atendimento de excelência e mão de obra especializada. A expectativa é que consigamos abarcar mais de 11 mil trabalhadores que atuam direta ou indiretamente no segmento em todo o estado”, enfatiza a gestora.