01/07/2022 16:21 | Saúde

Alagoas tem primeira cirurgia cardíaca realizada em hospital público do Estado

Procedimento de troca de válvulas cardíacas ocorreu nesta sexta (1º), no Hospital Metropolitano de Alagoas, em Maceió


Primeira cirurgia cardíaca em hospital público de Alagoas foi realizada nesta sexta-feira

Olival Santos/ Sesau


Bia Alexandrino e Ruana Padilha/ Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) realizou, nesta sexta-feira (1º), a primeira cirurgia cardíaca em um hospital público do Estado. O procedimento de troca de válvulas ocorreu no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, sob a coordenação da equipe médica do Instituto do Coração (Icor), hospital que já está em fase de conclusão.

 

O paciente beneficiado foi Josinaldo Lima, de 40 anos, acometido por insuficiência das válvulas mitral e aórtica, desencadeada por uma doença chamada febre reumática. A patologia cardíaca é grave e foi corrigida com a troca dessas válvulas, por meio do procedimento cirúrgico de alta complexidade.

 

 Antes do procedimento cirúrgico, o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, esteve no Hospital Metropolitano de Alagoas e visitou o paciente Josinaldo Lima. “Hoje é um dia histórico para a cirurgia cardíaca em Alagoas, por ser a primeira vez que um procedimento de alta complexidade é realizado em um hospital público do Estado. Isso demonstra o compromisso da atual gestão estadual em ampliar e qualificar a assistência em saúde ao povo alagoano”, salientou o gestor da saúde estadual.



 O cirurgião cardiovascular José Kleberth Tenório Filho explicou que, para realizar a cirurgia, foi utilizada uma máquina de circulação extracorpórea, que exerceu a função do coração e do pulmão, durante o procedimento cirúrgico principal. “Com isso, o coração parou de bater, abrimos o órgão, retiramos as duas válvulas danificadas e as substituímos por biológicas, produzidas a partir do pericárdio bovino, um método utilizado no mundo inteiro”, explicou.  

 

O médico cardiologista José Wanderley Neto ressaltou que o procedimento representa mais um grande avanço da Rede Estadual de Saúde Pública. “Hoje foi um dia histórico, com a realização da primeira cirurgia cardíaca realizada em um hospital público do Estado. Serviço que será qualificado e ampliado com a entrega do Instituto do Coração, porque o Icor será muito importante para evitar o acúmulo de demanda por cirurgias cardíacas e, consequentemente, o risco cirúrgico”, afirmou.

  

ESPERANÇA

 

Cícera Lima, tia do paciente Josinaldo Lima, afirmou que não foi fácil lidar com o diagnóstico do sobrinho, mas acredita que tudo correrá bem na recuperação do paciente. “Meu sobrinho mora comigo desde que perdeu os pais. Ele é especial e tem epilepsia. Quando ele disse que estava se sentindo cansado, eu não imaginei que seria algo tão sério. O médico disse que o coração dele estava muito inchado e precisava de cirurgia. Então, eu entreguei nas mãos de Deus, porque sempre tive fé que daria tudo certo”, relatou.