03/04/2023 11:21 | Segurança

Alagoas tem o mês mais tranquilo da segurança pública na série histórica

Março teve menor número de mortes violentas desde 2012, quando os dados passaram a ser divulgados oficialmente


Edivan Ferreira / Agência Alagoas


Rafael Maynart / Agência Alagoas

"Março de 2023 foi o mês mais tranquilo entre todos os meses da série histórica, desde 2012. São números que mostram que trabalhamos a segurança pública de forma muito séria, com muito empenho e visão muito humana", declarou o governador Paulo Dantas, em pronunciamento na manhã desta segunda-feira (03), no Palácio República dos Palmares.

 

O governador valorizou o trabalho desenvolvido pelo secretário de Segurança Pública (SSP), Flávio Saraiva, que mantém o controle da criminalidade. "Desde que assumimos, estamos segurando os índices sempre nos patamares mais baixos da série histórica. Isso garante tranquilidade para o trabalhador que sai de casa para conseguir seu ganha-pão, para o empresário que se sente seguro para investir, para o turista que quer aproveitar nossas belezas naturais. É prioridade de nosso governo", assegurou Paulo, reforçando que já convocou mais 1.060 policiais militares, 307 policiais civis e 160 bombeiros militares para melhorar ainda mais o trabalho da segurança pública.



 

No pronunciamento também foi destacado que houve queda de 66% no número de feminicídios no período. Houve ainda uma redução de 36% nas mortes violentas intencionais em Maceió, em comparação ao ano passado. Em Arapiraca, esses crimes caíram 28% e foi registrado o segundo mês mais tranquilo da capital do Agreste. O governador ainda destacou que Arapiraca está há dois anos sem roubo a residências e teve o menor número de roubo de motos de sua história.

 

O secretário Flávio Saraiva destacou a união de esforços no combate à criminalidade. E apresentou os dados acerca do cumprimento de mandados em aberto, onde, somente neste mês, foram cumpridos 93, sendo 51 deles de pessoas acusadas de homicídio. Além disso, Flávio afirmou que o Estado tem intensificado as ações de prevenção à perturbação do sossego, que são realizadas pelo programa Na Base do Sossego.

 

“Esse foi um dos meses em que mais realizamos o cumprimento de mandados de prisão. Além disso, temos intensificado as ações de combate à perturbação do sossego, pois esse problema acaba desencadeando outros problemas como homicídios, feminicídios, violência doméstica, roubos e furtos. Já identificamos algumas localidades e vamos intensificar as ações nesses lugares”, destacou.

 

Roubos a coletivos

 

Outro dado importante apresentado durante o pronunciamento do governador Paulo Dantas e do secretário Flávio Saraiva é que Maceió reduziu significativamente os casos de roubos a transportes coletivos. Em comparação com o mês de março de 2016, que registrou 116 casos, houve uma redução de 99,1% em março de 2023, com apenas uma ocorrência.

 

Outros dados

 

Seguindo os dados referentes ao mês de março, a SSP também divulgou os dados de apreensões de drogas em todo o Estado. Foram 113 armas apreendidas em Alagoas este ano, sendo 36 na capital e 77 no interior. Já a apreensão de drogas este ano foi de 66, sendo 45 em Maceió e 21 no interior.



 

Por fim, o governador afirmou que o Governo tem investido na qualificação da Polícia Penal, que garante ações de inteligência que neutralizam ações de criminosos dentro do sistema prisional alagoano.

 

Também participaram da reunião o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jacques Wolbeck; o delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier; o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diego Teixeira; a secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros; o secretário de Governo, Vítor Pereira; e o perito-geral da Polícia Científica do Estado de Alagoas, Manoel Messias.