07/07/2022 16:02 | Agricultura

Alagoas tem cobertura vacinal contra a aftosa superior a 97%

Na primeira etapa da campanha foram vacinados rebanhos de bovinos e bubalinos de todas as idades, totalizando mais de 1,2 milhão de animais


Foram imunizados 1,2 milhão de animais existentes em 42.251 propriedades rurais do Estado

Dorgival Junior / Ascom Adeal


Dorgival Junior / Ascom Adeal

Com um índice de cobertura vacinal superior a 97%, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) comemorou o sucesso da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2022. Foram imunizados 1,2 milhão de animais existentes em 42.251 propriedades rurais do Estado.

 

“Com esse resultado, Alagoas mantem sua constância nos índices de cobertura vacinal contra a aftosa, estando entre os melhores da região. Tudo isso conquistado graças ao empenho dos servidores da Adeal e, principalmente, dos criadores alagoanos que exercem sempre seu papel, vacinando e declarando o rebanho”, declarou o presidente da Adeal, Luciano Barros.

 

A primeira etapa, que ocorreu durante todo o mês de maio, foi prorrogada por mais 15 dias, diante da escassez de vacinas nas lojas de revenda de produtos agropecuários, tendo o prazo para a declaração sendo estendido até o dia 30 de junho.

 

A decisão de prorrogar os prazos da vacinação e da declaração foi determinada pelo Ministério da Agricultura, atendendo a uma solicitação da Adeal, diante da dificuldade dos criadores em adquirir as doses da vacina nas lojas de revenda de produtos agropecuários.

 

Ainda de acordo com os dados divulgados pela Adeal, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas (Seagri), na primeira etapa da vacinação de 2021, a cobertura vacinal alcançou a marca de 97% do rebanho.

Já na segunda etapa, quando a vacinação é restrita a bovídeos com idade de zero a 24 meses de vida, a cobertura chegou a quase 97,9% com mais de 501 mil animais vacinados. O índice mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de 90%.

 

Sem vacinar e ou declarar, o produtor rural fica impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e impedido de circular e ou comercializar os animais, além de pagar multa. No caso da não vacinação, o valor a ser pago corresponde a dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL) e da não declaração, a 30 UPFAL.