27/12/2022 11:26 | Turismo

Alagoas tem a maioria das praias próprias para banho, aponta levantamento

Estudo realizado pela Folha de S. Paulo revelou que nos cerca de 230 quilômetros do litoral alagoano, 31 dos 59 pontos de medição estavam aptos em todas as avaliações


Praia do Francês, em Marechal Deodoro, está entre as consideradas próprias para o banho em Alagoas

Ascom/Sedetur


Raphael Silva, sob supervisão

Com águas cristalinas, coqueirais cobrindo a costa e belezas encantadoras, o Destino Alagoas tem a maioria de suas praias avaliadas como propícias para o banho, de acordo com estudo realizado pela Folha de S. Paulo. O levantamento mostra ainda que nos cerca de 230 quilômetros do litoral alagoano, 31 dos 59 pontos avaliados estavam próprios para banho.

 

Entre as praias avaliadas como boas estão a do Francês e do Saco, na cidade de Marechal Deodoro, além da Barra de São Miguel, todas localizadas no litoral Sul alagoano. Em Maceió, a praia da Pajuçara está entre os pontos considerados próprios para banho.

 

Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Caroline Balbino, o levantamento é resultado dos esforços do Governo de Alagoas no desenvolvimento turístico do Estado.

 

“Com as intensas estratégias adotadas pelo Governo de Alagoas, por meio da Sedetur, o turismo alagoano vem se desenvolvendo cada vez mais, e o resultado desse estudo demonstra isso. Recentemente tivemos a renovação do selo Bandeira Azul na praia do Patacho, que é um exemplo de turismo responsável e que segue rigorosos protocolos ambientais. Nossas praias estão aptas para garantir a segurança e o lazer não somente dos visitantes, como também da população local”, destaca a secretária

 

O estudo mostrou ainda que, além de Alagoas, estados como Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba concentram a maioria das praias que estiveram próprias para banho no período entre novembro de 2021 e outubro de 2022. Os dados são monitorados pela Folha há seis anos, seguindo as normas federais sobre balneabilidade.

 

Turismo Seguro

 

A atividade turística em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.

 

No total, onze municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional - Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió.

 

O Estado também registra 2.335 empreendimentos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.