19/05/2023 18:23 | Assistência Social

Alagoas sediará a 59ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social

Objetivo do encontro é discutir os desafios do controle social na atual conjuntura e compartilhar experiências exitosas nas diferentes regiões do país

Beatriz Saldanha / Ascom Seades

O Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), com apoio da Seades, irá sediar a 59ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas). O evento irá ocorrer nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2023, no Centro de Inovação, no bairro do Jaraguá, em Maceió.

O público-alvo é composto por presidentes, vice-presidentes, secretárias e secretários executivos dos Conselhos Estaduais e do Distrito Federal de Assistência Social (CEAs e CAS/DF), além de conselheiras/os da sociedade civil (usuárias/os, trabalhadoras/es, representantes das entidades socioassistenciais) que compõem a delegação de representantes dos conselhos.

O Fonaceas foi fundado em 23 de abril de 2007, em São Paulo, e consiste em um espaço permanente de representação, interlocução, articulação, discussão, proposição, troca de saberes e de apoio às atividades inerentes ao controle social e à participação popular.

Este encontro tem como objetivos: mobilizar e articular os CEAs e CAS/DF; fortalecê-los com a participação popular na gestão pública; elaborar, propor e apoiar ações e experiências que fortaleçam o controle social; elaborar o seu regimento interno; construir pautas convergentes entre os conselhos; incentivar a prática da intersetorialidade nas discussões, encaminhamentos e pautas dos conselhos; estimular a capacitação dos conselheiros nas temáticas referentes ao orçamento público, à gestão pública, ao controle social e às áreas afins, e de interesse comum; facilitar o diálogo entre o governo e a sociedade civil; estimular e apoiar os conselhos à participação no ciclo orçamentário, bem como incidir na sua execução; articular parlamentares para apreciarem e se comprometerem com as pautas encaminhadas por esse Fórum.

A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Alagoas, Daniella Gazzaneo, enfatizou o foco do evento: "O maior objetivo dessa reunião é discutir os desafios do controle social na atual conjuntura. Também falaremos dos recursos federais e de algumas experiências exitosas do controle social que diferenciam as regiões. A proposta é qualificar o controle social nesse contexto de reconstrução do SUAS".