22/05/2023 11:25 | Desenvolvimento Econômico

Alagoas registra terceira menor taxa de desemprego do Nordeste, diz IBGE

Em dois anos, taxa de desocupação no estado recuou 9,6 pontos percentuais, a maior retração entre os estados nordestinos, apontam os dados da Pnad Contínua

Números do IBGE mostram que 112 mil alagoanos saíram da fila do desemprego em dois anos

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Carlos Nealdo

Alagoas registrou a terceira menor taxa de desocupação entre os estados nordestinos no primeiro trimestre deste ano, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua divulgada na última quinta-feira (18), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com os dados, nos três primeiros meses de 2023, a taxa de desocupação alagoana ficou em 10,6%, maior somente que o registrado no Ceará, que teve a menor percentual da região, com 9,6%, e no Maranhão (9,9%).

O levantamento do IBGE mostra que a Bahia registrou a maior taxa de desocupação do Nordeste, com 14,4%. Em seguida aparecem Pernambuco (14,1%), Rio Grande do Norte (12,1%), Sergipe (11,9%), Paraíba e Piauí (ambos com 11,1%). Na média, a taxa de desemprego no Nordeste ficou em 12,2%, a maior entre as regiões do país e 1,6 ponto percentual acima da registrada em Alagoas.

De acordo com a analista da pesquisa Alessandra Brito, essa diferença entre os estados nordestinos está ligada à informalidade. “Bahia e Pernambuco têm um peso maior de trabalho informal (emprego sem carteira e conta própria sem CNPJ), o que torna a inserção no mercado de trabalho mais volátil, podendo gerar pressão de procura por trabalho, o que se reflete numa maior taxa de desocupação, se comparado à taxa para o Brasil”, diz.

Maior retração

Levantamento feito pela Agência Alagoas revela que em dois anos – medidos entre o primeiro trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 2023 – a taxa de desocupação em Alagoas recuou de 20% para 10,6% – uma retração de 9,6 pontos percentuais, a maior entre os estados nordestinos.

De acordo com a Pnad Contínua, Sergipe aparece em segundo lugar, com um recuo de 9 pontos percentuais, seguido de Pernambuco (7,2 p.p.), Maranhão (7,1 p.p.), Bahia (6,9 p.p.) e Ceará (5,5 p.p.). Na outra ponta, o Piauí aparece com a menor retração no período, com 3 pontos percentuais, seguido do Rio Grande do Norte (3,4 p.p.) e Paraíba (4 p.p.).

Em números absolutos, a população desocupada em Alagoas recuou de 254 mil pessoas no primeiro trimestre de 2021 para 142 mil no primeiro trimestre deste ano – ou seja, 112 mil alagoanos saíram da fila do desemprego nesse período. O Piauí, que registrou a menor retração da taxa desocupação, conseguiu tirar 44 mil pessoas do desemprego em dois anos. Já o Rio Grande do Norte, que teve a segundo menor queda na taxa de desocupação no período, retirou 49 mil trabalhadores do desemprego.

Veja a taxa de desemprego por Estado no Nordeste no primeiro trimestre de 2023:

Bahia - 14,4%

Pernambuco - 14,1%