25/09/2023 17:01 | Cultura

Alagoas recebe três oficinas sobre editais do Cultura Viva

Com apoio do Governo de Alagoas, oficinas passarão por 3 cidades alagoanas entre os dias 27 e 28 de setembro.


Principal objetivo esclarecer editais, que contemplam mais de R$ 61 milhões para todo o Brasil

Ascom Secult


Ryan Charles / Ascom Secult

Com apoio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), o Ministério da Cultura (MinC) está realizando oficinas sobre os editais de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti e o Edital Cultura Viva - Fomento de Pontões de Cultura 2023, que seguem com inscrições abertas até o dia 2 de outubro. Maceió, Arapiraca e Penedo foram as cidades escolhidas para sediar os encontros de capacitação, nos dias 27 e 28 de setembro.

 

As atividades têm como principal objetivo esclarecer dúvidas relacionadas aos editais, que contemplam um investimento total de mais de R$ 61 milhões em todo o Brasil. Estes editais celebram a riqueza da diversidade cultural brasileira e enfatizam a importância da política de base comunitária. Além disso, eles incorporam a ideia de bonificações no processo de seleção, beneficiando iniciativas cujos proponentes e/ou públicos-alvo se enquadrem nos seguintes grupos: mulheres, pessoas com deficiência, negros, indígenas e membros da população LGBTQIA+.

 

O Edital de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti contempla quatro prêmios que são distribuídos em quatro categorias distintas: culturas indígenas, culturas populares e tradicionais, diversidade cultural e pontos de cultura. Cada um desses prêmios, no valor de 30 mil reais, é direcionado a indivíduos, grupos, coletivos e entidades culturais sem fins lucrativos.

 

Já o segundo edital, intitulado Cultura Viva 2023 - Fomento a Pontões de Cultura, tem como finalidade estimular e fortalecer o compromisso cultural ao longo de um ano, abrangendo 46 pontões culturais em todo o território nacional. Cada um desses pontões representa uma região geográfica específica, incluindo também pontões com foco temático, que colaboram com a ampliação dessa rede em parceria com os estados e municípios.

 

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância dessas oficinas como um recurso essencial para que os agentes culturais estejam plenamente informados sobre os procedimentos dos editais.

 

“Estas oficinas são um ponto crucial para garantir que todos os envolvidos tenham igualdade de acesso e compreensão em relação às oportunidades oferecidas. Nossa intenção é criar um ambiente inclusivo e aberto, onde a diversidade cultural seja celebrada e onde nossos fomentadores de cultura se sintam capacitados a contribuir de maneira significativa para a preservação e o enriquecimento de nossa cultura.”, disse a secretária.

 

Circula Cultura Viva

 

O Circula Cultura Viva é uma ação da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC de mobilização e articulação da gestão compartilhada da Política Nacional de Cultura Viva, junto aos Escritórios do Ministério e às parcerias da política pública de base comunitária.

 

O projeto tem como objetivo divulgar as ações da SCDC/MinC; trocar experiências; saberes e fazeres culturais; estimular e reconhecer ações culturais desenvolvidas em âmbito nacional e internacional.

 

Para mais informações sobre o Edital Sérgio Mamberti basta clicar aqui, e para o Edital Cultura Viva - Fomento à Pontões aqui. Abaixo, segue o endereço e a data das oficinas por cidade:

 

27 DE SETEMBRO – ARAPIRACA

10h – Teatro Hermeto Pascoal - R. Manoel Francisco Cazuza, s/n, Santa Edwiges

 

27 DE SETEMBRO – PENEDO

15h – Auditório da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude – Rua Damaso do Monte, nº 143, Centro

 

28 DE SETEMBRO - MACEIÓ

10h – Auditório do MGI - Praça Dom Pedro II, 16, Centro