27/12/2022 10:16 | Turismo

Alagoas recebe primeiro voo fretado da Europa para a alta temporada

Fretamento da companhia aérea Hy-Fly traz turistas europeus para o Réveillon em terras alagoanas


Voo fretado, com 254 passageiros portugueses, desembarcou ontem (26), no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares

Theresa Ebrahim / Ascom Sedetur


Isabella Padilha / Ascom Sedetur

Com a chegada do voo fretado da Hy-Fly, que liga a capital alagoana a Lisboa, Alagoas e a Europa agora estão mais próximos. O fretamento, conquistado através de uma articulação do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur/AL), pousou no Aeroporto Zumbi dos Palmares às 17h de segunda-feira (26).

 

O voo realizado na aeronave modelo Airbus A340-313 chegou com lotação máxima, trazendo 254 passageiros. O próximo fretamento da Hy-Fly chega nesta terça-feira (27), às 17h55, partindo da cidade do Porto, no norte de Portugal.

 

De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Balbino, a retomada dos voos charter que ligam Alagoas ao continente europeu é resultado de um trabalho do Governo do Estado, em parceria com o trade turístico alagoano.

 

“Essa é uma operação de retomada dos voos fretados, e estamos muito felizes com mais essa conquista, fruto de um trabalho intenso de promoção do Destino, que envolve todas as regiões turísticas e o trade alagoano. Estamos no início de uma das altas temporadas mais bem-sucedidas para o turismo de Alagoas, e temos uma previsão de mais de 600 mil visitantes chegando para curtir os nossos atrativos”, destaca a secretária.

 

Além de fortalecer a relação com o continente europeu, através das companhias aéreas, e ampliar o número de visitantes de Portugal, Alagoas já havia conquistado, em agosto deste ano, o maior empreendimento hoteleiro da história, com a abertura do resort português Vila Galé Alagoas, na praia de Carro Quebrado, litoral Norte.

 

“Nosso Estado tem o mercado português como muito importante e temos a preocupação em aumentar a oferta de voos e fomentar o nosso turismo internacional, com estratégias promocionais e parcerias. Dentro do plano de trabalho do Governo existem várias ações voltadas para o segmento do turismo e vamos trabalhar junto às operadoras portuguesas para que possamos cada vez mais aumentar o número de visitantes portugueses que chegam aqui”, afirmou Caroline Balbino.

 

Presente no primeiro voo da Hy-Fly para esta temporada, o proprietário do Vila Galé, o empresário português Jorge Rebelo, destacou que o voo irá expandir ainda mais os números do Estado e do empreendimento. “Alagoas possui um potencial gigante, e precisa investir cada vez mais no turismo internacional. Esse voo chega com 100% de ocupação e mostra o interesse que os portugueses têm no Estado. Estamos muito satisfeitos com esses números".

 

Alta Temporada

 

A temporada de verão em Alagoas promete ser uma das mais agitadas para o turismo. Com uma perspectiva otimista, a recuperação da malha aérea é um dos principais pontos desse novo momento, uma vez que o fluxo de passageiros vem crescendo constantemente no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares desde a retomada do turismo pós-pandemia.

 

Há uma perspectiva de aumento de 20% na movimentação de passageiros para dezembro, quando comparado ao mês de novembro. São cerca de 270 mil pessoas desembarcando em Alagoas na alta temporada, de acordo com dados da AENA/Brasil, administradora do Aeroporto Zumbi dos Palmares. Somando todos os turistas que chegam ao Estado, a previsão é receber mais de 600 mil visitantes.