24/10/2023 22:01 | Educação

Alagoas recebe o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023 em Brasília

Governador Paulo Dantas comemora a maior maior honraria concedida pela Câmara dos Deputados aos programas educacionais do país


Premiação é uma iniciativa de Comissão de Educação e foi proposta pelo deputado federal Rafael Brito.

Sérgio Mouraj


Marcelo Alves / Agência Alagoas

Alagoas recebeu nesta terça-feira (24), na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Prêmio Darcy Ribeiro 2023. A conquista foi fruto da atuação referencial na defesa e na promoção da educação no Brasil, através dos programas Cartão Escola 10 e Vem que dá Tempo. O governador Paulo Dantas recebeu a medalha destacando que o combate à evasão escolar e a transformação social dos estudantes são metas que estão sendo cumpridas no Estado. A premiação é uma iniciativa de Comissão de Educação e foi proposta pelo deputado federal Rafael Brito.


Ainda na ocasião, Paulo destacou a importância dos programas Cartão Escola 10 e Vem que dá Tempo para o combate à evasão escolar e a transformação social dos estudantes beneficiados, bem como do Creche Cria, Professor Mentor, Conecta Professor e Meu Ciclo na Escola. Após receber a outorga da medalha Darcy Ribeiro das mãos de Moses Rodrigues e do deputado federal Rafael Brito, Paulo ressaltou que, além da Educação, Alagoas tem se destacado em diversas outras áreas sociais. 


“O estado de Alagoas é o que mais vai crescer frente ao PIB na ordem de 7,2%, em relação a todos os estados do Nordeste. Nacionalmente, disputamos as primeiras posições com Tocantins e Mato Grosso. A previsão é que o Brasil crescerá 2,8%, e o Nordeste, de 3,2% a 3,5%. Isso é fruto da governança qualificada, composta por boa equipe técnica, que tem planejamento e metas bem estabelecidas e que cuida das despesas e receitas, alto nível de governança e alta capacidade de investimento”, disse. 


O ministro dos Transportes, Renan Filho, parabenizou o governador do Estado e disse se sentir orgulhoso pelo reconhecimento da Educação de Alagoas, que tem sido de modelo para o país. “O Cartão Escola 10 é um programa muito bem sucedido e o Governo Federal está avaliando implantar no âmbito nacional para todos os estados brasileiros, pois Alagoas foi o único estado do Brasil que, no ano da pandemia, aumentou matrículas. Certamente, se o presidente Lula implantar no âmbito nacional vai ajudar o Brasil a garantir que os jovens permaneçam na sala de aula, não trabalhem antes do tempo, concluam seus estudos, tenham uma vida mais produtiva, mais produção na vida individual. E Isso significa mais produção para o país, mais crescimento da economia, mais emprego, mais renda para as pessoas em um país mais desenvolvido”, disse. 


O deputado federal Rafael Brito, aproveitou a oportunidade para destinar a premiação para os professores, diretores e outros servidores da educação pelo dedicação e empenho durante a pandemia da covid-19. “Sem eles não conseguiríamos tirar esses programas do papel transformar as vidas das pessoas. Quem carregou a educação neste momento difícil da humanidade foi o amor dos servidores e dos professores que se expuseram para poder levar conteúdo”, disse Rafael Brito.

 

Para o deputado federal Moses Rodrigues, o prêmio Darcy Ribeiro é um reconhecimento de que a Educação é valorizada em Alagoas. “Este é um momento ímpar para o Estado de Alagoas que recebe a comenda tão importante do Congresso Nacional”, disse.


EXEMPLO NACIONAL

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Sostenis Cavalcante, também destacou os investimentos feitos na Educação pelo Governo do Estado, por meio de programas. “Quando a Educação é prioridade, não importa o tamanho do estado, a distância da capital federal e não importa o PIB. Alagoas está entre os menores estados da Federação, mas aqui estão homens públicos sérios que decidiram fazer da Educação, projetos pioneiros exemplares para o Brasil”, disse. 


Já o Wanderlei Barbosa, ressaltou que tomou o Programa Cartão Escola 10 como exemplo para a Educação de Tocantins. “Eu fico feliz que partiu de Alagoas um projeto tão nobre e tão importante para o sistema de Educação do Brasil. O Tocantins já implantou, mas o senhor fala agora que o Governo Federal deve levar os demais estados do Brasil e eu fico muito feliz porque no Tocantins tem dado muito certo e os alunos têm voltado para as salas de aula”, destacou.