18/02/2022 13:50 | Saúde

Alagoas recebe mais de 65.300 doses de vacinas contra a Covid-19


Olival Santos


Bia Alexandrino

Alagoas recebeu nesta sexta-feira (18) mais dois lotes de vacinas contra a Covid-19. Desta vez o Ministério da Saúde (MS) enviou 15.700 doses do imunizante Pfizer Pediátrico e 49.640 do CoronaVac, totalizando 65.340 doses.

Os imunizantes desembarcaram no final desta manhã no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió. No início da tarde foram encaminhados à sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, onde tiveram as temperaturas aferidas, foram contabilizados e armazenados.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, lembra que a vacinação infantil é importante para todos. “Quanto mais pessoas se vacinarem, mais próximos estaremos da imunidade de rebanho e, consequentemente, do fim da pandemia da Covid-19. Porque a vacina possui efeito individual e coletivo. Quando nos vacinamos, nós protegemos a nós mesmos e toda a nossa comunidade”, afirmou.

O secretário aproveitou também para lembrar que não faltam insumos e nem imunizantes para adultos e crianças nos postos de vacinação. “O atraso na vacinação, além de lotar os leitos, ainda influencia no surgimento de novas variantes. Então, o único caminho para o fim da pandemia da Covid-19 é a vacinação e os protocolos sanitários, como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”, explicou Ayres.

Liberação para municípios – As novas doses recebidas pelo PNI/AL nesta sexta-feira (18) serão liberadas aos municípios à medida que as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) realizarem as solicitações. Também é necessário realizar os agendamentos, por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES).

Os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, formada por Maceió e pelos municípios dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba, devem agendar a retirada das vacinas por meio do endereço eletrônico redefrioalagoas@gmail.com . Já os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, deverão realizar o agendamento pelo e-mail creadiarapiraca@gmail.com .