13/04/2023 09:45 | Agricultura

Alagoas recebe 19ª reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar

Encontro visa a troca de experiências e articulação política para elaboração e encaminhamentos de ações em conjunto para o setor


A secretária de Agricultura e Pecuária de Alagoas, Carla Dantas, participa da reunião da CTAF

Marcel Bezerra/Assessoria SDA Ceará


Tatiane Gomes/Ascom Seagri

Teve início nesta quarta-feira (12), em Maceió, a 19ª reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF), que tem como objetivo dar espaço às discussões, troca de experiências e articulação política para elaboração e encaminhamentos de ações em conjunto para a agricultura familiar. 

 

O encontro, que segue nesta quinta-feira (13), no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, reúne secretários de estado de Agricultura da Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe, Ceará e Paraíba, que compõem o Consórcio Nordeste. 

 

Segundo o último senso agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região Nordeste conta com mais de 2,7 milhões de agricultores familiares produzindo no campo.

 

A secretária de Agricultura e Pecuária de Alagoas, Carla Dantas, explicou que o governador Paulo Dantas criou a Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, vinculada à Seagri, para garantir as estratégias de fomento nas execuções de programas e projetos aos mais de 82 mil agricultoras e agricultores familiares registrados no censo agropecuário. 


“Estamos discutindo em conjunto melhorias para esses agricultores. Em Alagoas, a assistência técnica da Emater [Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas] tem sido fundamental neste processo, e já temos bons resultados. Podemos e vamos avançar ainda mais, estruturando nossa agricultura familiar e dando oportunidade de crescimento para toda Alagoas”, afirmou Carla Dantas. 

 



Entre as pautas discutidas no primeiro dia da reunião estão a realização da 2ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar (II FENAFES) e o andamento do Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar no Nordeste (SIRAF-NE). Também foi apresentada, pelo Banco Mundial, a carta consulta de financiamento do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE). 


“Os estados do Nordeste sofrem dos mesmos problemas e têm o mesmo desafio para estar dentro do mercado. Esse encontro permite que a discussão aconteça e que possamos encontrar estratégias conjuntas, que podem ser adaptadas aos outros estados”, ressaltou a secretária de Estado da Agricultura Familiar (SAF) do Piauí e eleita durante a 19ª CTAF vice-coordenadora da câmara, Rejane Tavares. 



Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste 


As ações da CTAF são implementadas a partir do PAS/NE, instituído no âmbito do Consórcio Nordeste em 2020, com o objetivo de fortalecer e expandir a agricultura familiar, dar segurança alimentar, combater a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável e solidário em nível regional.

 

Na apresentação da carta consulta pelo Banco Mundial, estiveram presentes a consultora sênior Marie Caroline e o consultor Wilson Dias, que apresentaram a versão de atualização da discussão do PAS/NE, que está sendo construído de forma conjunta com o Consórcio Nordeste e prioriza assistência técnica e agroecologia para a agricultura familiar, além de preparar o agricultor para o mercado.