30/11/2021 15:06 | Saúde

Alagoas recebe 128.700 novas doses de vacina contra Covid-19 nesta terça-feira (30)

Nova remessa do imunizante da Pfizer já está armazenada na sede do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), em Maceió; secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, reforça apelo aos alagoanos para que completem o esquema vacinal


Olival Santos


Ruana Padilha

Uma nova remessa de vacinas contra Covid-19 chegou a Alagoas nesta terça-feira (30). Desta vez o Ministério da Saúde (MS) enviou 128.700 doses da Pfizer, que já foram contabilizadas e estão armazenadas na sede do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), situada no bairro Farol, em Maceió.

Com isso, as 102 Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) estão autorizadas a realizar a requisição, por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES). Os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde devem agendar a retirada das vacinas através do e-mail redefrioalagoas@gmail.com. Já os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde devem enviar mensagem para o e-mail creadiarapiraca@gmail.com.

E diante do surgimento da nova variante do novo coronavírus, denominada de Ômicron, detectada na África do Sul, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, reforçou o apelo aos alagoanos para que completem o esquema vacinal. Isso porque, a proteção só estará completa com a segunda dose e a dose de reforço.

“Caso não tenha tomado a segunda dose e a dose de reforço, procure um posto de vacinação. É importante que a gente se proteja e se previna neste momento. Todos têm acompanhado que o mundo está em alerta com o aparecimento da nova variante. Não vamos criar pânico. Estamos atentos. A Saúde de Alagoas tem trabalhado de domingo a domingo para garantir a segurança e a proteção dos nossos cidadãos, mas, precisamos de ajuda, então, você que ainda não se vacinou, deve procurar um posto de vacinação o mais rápido possível”, apelou.

Balanço – De acordo com a última atualização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), mostra que 4.235.932 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas. Deste total, 2.331.005 pessoas foram vacinadas com a primeira dose (D1), 1.752.626 com a segunda dose (D2) ou dose única (DU) e 152.301 com a dose de reforço (DR) e dose adicional (DA).