13/05/2022 10:24 | Saúde

Alagoas Previdência conquista 1º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária

O prêmio é dirigido aos regimes próprios com Certificado de Regularidade Previdenciária vigente


Premiação tem o objetivo de fomentar, reconhecer e divulgar instituições que sirvam de referência no âmbito da gestão previdenciária do país

Ascom / Alagoas Previdência


LilianTourinho / Ascom Alagoas Previdência

A Alagoas Previdência conquistou, na tarde de quinta-feira (12), o 1° lugar no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária da Associação Brasileira de Instituições de Previdências Estaduais e Municipais (Abipem). 

Para o presidente da autarquia, Roberto Moisés, a busca pela melhoria da gestão – com maior controle interno, governança, educação previdenciária, aplicação de nova avaliação atuarial e, principalmente, esforços de ajuste fiscal e implantação da reforma da previdência estadual – contribuíram para a obtenção do 1º lugar entre todos os estados da Federação. 

“É uma satisfação enorme ver que o nosso trabalho tem dado frutos. O mérito é fruto do empenho e de muito trabalho de todos que fazem da Alagoas Previdência um regime próprio de excelência”, destacou Moisés. 

A premiação ocorre anualmente e tem o objetivo de fomentar, reconhecer e divulgar instituições que sirvam de referência no âmbito da gestão previdenciária do país. A Alagoas Previdência, em 2021, conseguiu a segunda colocação. 

O prêmio é dirigido aos regimes próprios com Certificado de Regularidade Previdenciária vigente. Para isso, foram avaliados 95 quesitos, segmentados em três grupos: Gestão Administrativa, Gestão Financeira e Atuarial e Gestão de Concessão de Benefícios Previdenciários.

Um dos quesitos, por exemplo, o de Gestão Administrativa, atesta se a entidade tem certificação pró-gestão, regimentos internos, ouvidoria, site próprio, código de ética, CRP ativo, audiências públicas e se os conselhos realizam reuniões periódicas.