13/12/2022 14:54 | Institucional

Alagoas Previdência comemora conquistas e renovação de CRP em 2022

Para obter a Certificação de Regularidade Previdenciária, a gestão desenvolveu adequações nas áreas de investimentos, controle interno, governança e atuária


Equipe da Alagoas Previdência recebendo o prêmio da Abipem, em Fortaleza-CE

Divulgação


Lílian Tourinho / Ascom Alagoas Previdência

A Alagoas Previdência, que administra o regime próprio de previdência dos servidores públicos do Estado de Alagoas, destacou-se em 2022 com ações promissoras e conquistas. Entre as iniciativas que marcaram o ano e chegaram a ser referência nacional está a manutenção do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP). Antes da atual administração, o serviço funcionava com CRP de forma judicial.

 

“Conseguimos renovar o CRP com o esforço dos diretores e servidores da Alagoas Previdência, que vêm empreendendo ações para que a autarquia seja referência nacional. Uma prova dessa dedicação foi a manutenção também do Certificado de Pró-Gestão: o nível 3”, ressaltou o presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés, ao afirmar que, para obter a certificação, foi preciso promover adequações em diversas áreas, como as de investimentos, controle interno, governança e atuária.

 

Para Roberto Moisés, a busca pela melhoria da gestão, com ações nas áreas da obtenção do selo Pró-Gestão, do maior controle interno, governança, educação previdenciária, aplicação de nova avaliação atuarial e, principalmente, esforços de ajuste fiscal e implantação da reforma da previdência estadual, contribuiu para a autarquia alagoana subir ao pódio. “Estamos galgando postos cada vez mais altos e colocando o Estado de Alagoas no topo sempre”, destacou Moisés.

 

Certificação

 

O CRP é o documento exigido para que o Estado esteja apto a receber todos os recursos federais. A ferramenta verifica se o ente previdenciário está ou não adequado aos critérios estabelecidos pela Secretaria Especial de Previdência (SPrev), do Ministério do Trabalho e Previdência.

 

Neste ano, Alagoas se destacou nacionalmente na área previdenciária mais uma vez com o Indicador de Situação Previdenciária de Regimes Próprios de Previdência Social (ISP-RPPS). Na oportunidade, a autarquia conseguiu a 1ª colocação entre as previdências do Brasil. O ISP-RPPS é fornecido anualmente pela Subsecretaria de Regimes Próprios de Previdência Social, do Ministério do Trabalho e Previdência.

 

Nos níveis da classificação, a Alagoas Previdência aparece com nove notas A nos requisitos: Índice de Regularidade, Índice de Envio de Informações, Índice de Gestão, Classificação em Gestão e Transparência, Índice de Acumulação de Recursos, Classificação em Finanças e Liquidez, Índice de Cobertura Previdenciária, Classificação em Atuária e Indicador de Situação Previdenciária e uma nota B em Índice de Suficiência Financeira.

 

Premiações

 

Além disso, a autarquia conquistou outras premiações nacionais. Pelo quinto ano consecutivo, a Alagoas Previdência se destacou e conquistou a premiação da Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem) de Boas Práticas de Gestão Previdenciária.

 

Já em novembro passado, a autarquia alcançou o 2º lugar na categoria Governança, modalidade estados. A premiação foi entregue em evento na cidade de Bento Gonçalves-RS.

 

Outra premiação foi conquistada na Associação Brasileira de Instituições de Previdências Estaduais e Municipais (Abipem),. em junho deste ano, que premiou a Alagoas Previdência com o 1° lugar entre os estados da Federação no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária. A entrega ocorreu em Fortaleza-CE.