18/08/2023 14:43 | Segurança

Alagoas participa da 87ª reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública

Trabalho do Serviço de Inteligência de Alagoas foi elogiado durante reunião por diretor de Operações Integradas da Senasp

Encontro contou com debates sobre temas como o crime organizado, ações de combate à violência doméstica e investimentos em inteligência policia

Ascom / SSP/DF

Roberison Xavier / Ascom SSP

O secretário da Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, participou da 87ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Brasília (DF). O evento reuniu, nos dias 16 e 17 de agosto, representantes de todo o país com objetivo de discutir políticas públicas voltadas para o combate à criminalidade e promover a troca de experiências e práticas bem-sucedidas.

O encontro contou com debates sobre temas como o crime organizado, ações de combate à violência doméstica e investimentos em inteligência policial. Na pauta de discussão, também tiveram assuntos relativos à saúde dos profissionais de segurança pública, legislação e guardas municipais.

Durante o evento, houve uma reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que apontou os maiores desafios da segurança pública e ressaltou a importância de uma política cooperativa e integrada para enfrentá-los. “Primeiro é como lidar com mortes violentas intencionais, que ampliam a sensação de descontrole. Outro ponto de atenção é esse hiper poder das facções. Enquanto não conseguimos enfrentar, nosso esforço fica dificultado e, por isso, temos posicionado a Polícia Federal para auxiliar nesse combate, sobretudo na asfixia financeira dessas organizações”, frisou Dino.

O secretário alagoano enalteceu a importância do trabalho integrado dentro dos estados, e das unidades federativas e com a União. “Temos cada vez mais buscado garantir a segurança da população como um todo, e as ações conjuntas reforçam o empenho do poder público pela tranquilidade das pessoas. Os investimentos que também estão sendo feitos em Alagoas, não só pelo Governo Estadual, mas também as parcerias com o Governo Federal, vão ajudar ainda mais na redução da criminalidade”, afirmou Flávio Saraiva relembrando o reconhecimento feito ao trabalho desenvolvido em Alagoas.

Esse reconhecimento foi dado pelo diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Romano Costa, que elogiou as ações do Plano de Defesa que vem sendo coordenado pela Chefia Especial de Inteligência da SSP de Alagoas.

"A capacitação para atuação de ocorrências de alta complexidade, alta intensidade e de baixa familiaridade que nossa equipe de inteligência tem promovido foi bastante elogiada na reunião, pois as forças policiais estão buscando aprimoramento técnico e profissional para agir em todo tipo de ação, como por exemplo, no combate ao ‘novo cangaço’ e ao domínio de cidade”, afirmou.

“Vale destacar que a Chefia de Inteligência da SSP alagoana tem dado total suporte aos outros estados e, inclusive, está participando da coordenação do 1º Estágio do Plano de Defesa do Rio Grande do Norte, replicando a nossa experiência lá no estado”, finalizou.

Paralelamente à reunião nacional também aconteceu a quinta edição do Seminário Inteligência em Foco, coordenada pela SSP-DF, por meio da Subsecretaria de Inteligência. O objetivo foi debater assuntos voltados para a inteligência, na perspectiva de inovação, estratégia, atuação integrada e enfrentamento ao crime organizado.

O Consesp surgiu em abril de 2003, durante a realização do Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública. Ele oferece às secretarias estaduais informações que possam subsidiar a formulação de diretrizes e metas em segurança pública e divulga ações de sucesso dos estados que possam ser aplicadas por outras unidades da Federação.