13/10/2023 14:56 | Gestão e Finanças

Alagoas marca presença no Seminário sobre Gestão do Tesouro Público, no Peru

Superintendente especial de Política Fiscal, Marcos Freitas, obteve conhecimentos acerca da gestão de tesourarias governamentais


Servidor representou tanto a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas quanto o Grupo de Gestores das Finanças Estaduais

Ascom Sefaz


Karyne Gomes / Ascom Sefaz

 O superintendente especial de Política Fiscal, Marcos Freitas, participou do Foro de Tesorerías Gubernamentales de América Latina (Fotegal), no XIII Seminário Anual Latinoamericano sobre Gestão de Tesourarias Públicas que ocorreu entre os dias 10 a 12 de outubro, no Peru.

 

Durante o evento, o servidor representou tanto a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) quanto o Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin). “Foi uma oportunidade valiosa para a troca de experiências enriquecedoras e o compartilhamento de conhecimentos da Fazenda Pública relacionados à gestão de tesourarias governamentais com países da América Latina no Fotegal”, frisou o superintendente.



 

Durante o encontro, destacaram-se temas referentes à implementação da Tesouraria Digital, novos meios de pagamento e gestão de pagamentos do Estado, gestão de fluxo de caixa, Fundo Soberano, tesouraria e gestão da dívida, finanças sustentáveis, instrumentos financeiros, apresentação dos resultados de uma pesquisa realizada nos países membros do Fotegal, e a gestão de riscos, incluindo desastres naturais e a continuidade na prestação de serviços.


Marcos desempenha função de coordenador do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade Fiscal do Gefin, responsável pelas discussões em relação à sustentabilidade das finanças públicas dos entes subnacionais. Atualmente, ele é o representante do estado de Alagoas no Gefin.

 



O Fotegal

 

O objetivo principal do Fotegal é promover a cooperação entre seus participantes, facilitando a troca de experiências e conhecimentos dos temas de interesse comum, a fim de aprimorar o desenvolvimento de políticas públicas na área da Fazenda Pública em seus respectivos países.

 

O fórum mantém relações próximas com organizações internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM), que oferecem apoio e aconselhamento técnico aos membros do fórum.