08/03/2024 09:34 | Cultura

Alagoas marca presença nas discussões do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura

Encontro aconteceu durante a programação da 4ª Conferência Nacional de Cultura


Secretária Mellina Freitas destacou a importância dos debates para o desenvolvimento das pautas culturais

Ascom Secult


Daniel Borges/Ascom Secult

Durante a 4ª Conferência Nacional de Cultura, Alagoas participou ativamente das discussões do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. A Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), Mellina Freitas, se reuniu, na última terça-feira (5), na Biblioteca Nacional de Brasília, com gestores de todo o país, onde foram abordados temas fundamentais para o cenário cultural brasileiro.

A programação incluiu uma série de painéis e debates. Na parte da manhã, os gestores participaram de discussões sobre a regulamentação das plataformas de streaming (VOD) e o fortalecimento das políticas locais do audiovisual. A secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura (Minc), Joelma Gonzaga, e o diretor da Ancine, Paulo Alcoforado, estiveram entre os palestrantes que abordaram essas questões cruciais para o futuro da cultura no Brasil.

No período da tarde, o foco se voltou para a pactuação federativa na Política Nacional das Artes. Convidados de destaque, como a presidenta da Funarte, Maria Marighella, o diretor executivo da Funarte, Leonardo Lessa, e outros representantes do cenário cultural nacional, participaram ativamente dessas discussões, buscando estratégias que beneficiem diretamente a diversidade e riqueza da cultura brasileira.

Mellina Freitas enfatizou a importância desses debates, destacando a urgência de estabelecer diretrizes claras para garantir um ambiente equitativo e regulado para os diversos agentes culturais. “A presença ativa de Alagoas nessas discussões evidencia o comprometimento do Estado em fortalecer e promover o desenvolvimento da cultura em âmbito nacional. Este é um momento em que o Brasil está unindo esforços para fortalecer a cultura do país e construir um futuro cultural brilhante e diversificado para toda a nação”, disse.