16/12/2022 10:46 | Turismo

Alagoas lidera a emissão de selos do Turismo Responsável na região Nordeste

Certificação mostra que o Estado permanece seguro para receber visitantes e está cumprindo todas as medidas de prevenção à Covid-19


Alagoas possui reconhecimento internacional como destino turístico com protocolos sanitários de padrão mundial

Ascom/Sedetur


William Makaisy / Ascom Sedetur

Sendo um estado que mantém o compromisso com o bem-estar e a saúde dos visitantes e da população, Alagoas mantém a liderança de selos do Turismo Responsável no Nordeste. Com a marca de 2.320 selos conquistados, o Estado ocupa também a quinta posição no ranking geral no Brasil.

 

Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Caroline Balbino, a posição no ranking é resultado das ações do Governo de Alagoas, por meio da Sedetur/AL, no combate à Covid-19.

 

“Alagoas é um estado modelo no combate à Covid-19 e segue mantendo um diálogo aberto com entidades ligadas à saúde, pensando sempre na segurança da nossa população e dos nossos visitantes. Além de belezas paradisíacas e atrativos diversos, nosso compromisso é também com a segurança de quem nos visita”, destaca.

 

Com relação ao número nacional, o Estado ocupa o quinto lugar geral, ficando atrás de São Paulo, com 6.028 selos conquistados; Rio de Janeiro, com 4.119; Rio Grande do Sul, chegando à marca de 2.505, e Minas Gerais, com 2.490.

 

Em Alagoas, os guias de turismo encabeçam a lista de atividades do segmento turístico com maior número de selos, sendo 666 recebidos. Agências de turismo vêm logo em seguida, com 396. Restaurantes, cafeterias, bares e similares contabilizam 369 certificações. Meios de hospedagem possuem 338 selos; prestadores especializados totalizam 186 e transportadoras turísticas 166.

 

Entre as atividades turísticas aptas a receber o selo estão os meios de hospedagem, agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; acampamentos turísticos; restaurantes, cafeterias, bares e similares; centros ou locais de convenções; feiras, exposições e similares; empreendimentos de entretenimento e lazer e parques aquáticos; casas de espetáculos; guias de turismo, entre outros.

 

Turismo Seguro

 

A atividade turística em Alagoas conta também com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.

 

No total, onze municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional - Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió.