01/11/2022 09:59 | Agricultura

Alagoas inicia segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa

Até o dia 30 de novembro, deverá ser imunizado um rebanho estimado em pouco mais de 542 mil animais, sendo 541 mil bovinos e 617 bubalinos


Alagoas possui a Certificação Internacional de Zona Livre da Febre Aftosa com vacinação.

Ascom Adeal


Dorgival Junior / Ascom Adeal

Com a meta de imunizar 100% dos bovinos e bubalinos contra a febre aftosa em Alagoas, teve início nesta terça-feira (1°), a segunda etapa da campanha de vacinação de 2022. Nesta fase, a vacinação é restrita apenas a animais na faixa etária de zero a dois anos de vida.

 

De acordo a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) deverá ser imunizado até o dia 30 de novembro um rebanho estimado em pouco mais de 542 mil animais, sendo 541 mil bovinos e 617 bubalinos.

 

Para estimular a vacinação, a equipe técnica da Adeal acompanhará - durante todo o mês de novembro - vacinações assistidas em propriedades rurais estratégicas do Estado. Após a vacinação, a declaração deverá ser feita até o dia 15 de dezembro no site da Adeal ou agendada uma visita pelo criador. O índice mínimo de cobertura vacinal exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de 90%.

 

Sem vacinar e/ou declarar, o produtor rural fica impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e impedido de circular e ou comercializar os animais, além de estar sujeito ao pagamento de multa. No caso da não vacinação, o valor a ser pago corresponde a dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL) e da não declaração a 30 UPFAL.

 

Atualmente, Alagoas possui a Certificação Internacional de Zona Livre da Febre Aftosa com vacinação.


Com um índice de cobertura vacinal superior a 97%, a Adeal comemorou o sucesso da primeira etapa da campanha contra a febre aftosa do ano de 2022. Foram imunizados 1,2 milhão de animais existentes em 42.251 propriedades rurais do Estado.