28/02/2023 19:03 | Turismo

Alagoas fortalece turismo esportivo e sediará Copa Afia Brasil 2023

Ação, fruto da política de fortalecimento do turismo de negócios e eventos do Governo de Alagoas, prevê a participação de mil competidores portugueses no Estado


Divulgação e Thiago Sampaio


Thiago Tarelli / Ascom Setur

O turismo em Alagoas avança em todos os segmentos. Exemplo disso é que o Estado será sede da 11º edição da Copa da Afia (Associação de Futebol Internacional Amador), que acontece de 25 de novembro a 3 de dezembro deste ano, trazendo mais de mil participantes de diferentes países para as terras alagoanas.

 

À frente desta conquista, a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, esteve reunida nesta terça-feira (28), com o CEO da Afia, Rogério Donato, durante extensa agenda em Lisboa, firmando a parceria para a realização do evento. Para a gestora, a conquista é um marco histórico que promoverá a valorização do Destino Alagoas no mercado do turismo internacional, especialmente no segmento esportivo.



 

“Pela primeira, iremos receber a Copa da Afia, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas, com o nosso estádio Rei Pelé sendo a grande sede do evento, numa homenagem ao maior jogador de futebol de todos os tempos. Essa conquista representa não só a consolidação do turismo de esporte no nosso Estado, como também garante um grande fluxo econômico, com a geração de emprego, renda e oportunidade para a população, além de, claro, promover o destino Alagoas em todo o mundo”, explica a gestora.

 

Durante a reunião que consolidou a conquista, Rogério Donato, CEO da Afia, considerada a maior entidade de futebol master do mundo, ressaltou a escolha do Destino e a expectativa para o evento.

 

“O primeiro passo dessa grande parceria nós conseguimos. Essa será a primeira edição em Alagoas de muitas que virão. Acredito que levando os ex-atletas profissionais de notoriedade e delegações de clubes muito representativos nós vamos mostrar as belezas do Estado para todo o mundo”, ressalta Donato.

 

O evento

 

Contando com o apoio também da Secretaria de Estado do Esporte e Juventude (Selaj) de Alagoas, a 11º edição da Copa da Afia contará com 24 equipes e 30 jogos durante sete dias de competição. As partidas acontecerão no Estádio Rei Pelé, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió. Já o hotel oficial do evento será o resort Vila Galé, onde as equipes ficarão hospedadas, localizado na Barra de Santo Antônio, na região metropolitana de Maceió.