23/01/2023 16:17 | Desenvolvimento Econômico

GALERIA

Alagoas Feita à Mão contempla mais de 300 artesãos com novo espaço em shopping de Maceió

Loja dispõe de mais de 2 mil obras de diferentes profissionais do artesanato do Estado

Ascom Sedics

Isabella Padilha / Ascom Sedetur

Os artesãos alagoanos foram contemplados pelo Governo de Alagoas com um novo espaço para comercializar seus produtos em 2023. Trata-se da Galeria Alagoas Feita à Mão, instalada no piso L2 do Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas. Com mais de 2 mil peças disponíveis, a loja beneficia indiretamente mais de 300 profissionais do artesanato e entidades representativas do Estado, que irão comercializar peças em cerâmica, artigos de decoração em fios e tecidos, móveis em madeira e artigos em couro.

A iniciativa de exposição e comercialização da arte popular alagoana faz parte do programa Alagoas Feita à Mão, que visa ao desenvolvimento econômico regional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics/AL). A Galeria Alagoas Feita à Mão conta também com a participação de artesãos, mestres, associações, grupos produtivos e profissionais individuais.

A variedade dos produtos é um grande diferencial para o público. Dividida entre as categorias vestuário, acessórios, decoração, cama e mesa, o espaço traz desde peças de fios e tecidos à madeira, fibra vegetal e sementes. Participam da loja os artesãos Petrúcia Lopes, do Grupo produtivo Fulô.A; Valentim, Karla e Lu Azul, que trabalham com pintura; Tati Barros, da Flor do Mussambê, Maria Corá, Pontal Art, Nena e Crocherelando. A galeria também vai contar com peças em madeira dos artesãos Nem, Jasson, Ateliê Boca do Vento, e Aberaldo, sendo os dois últimos da Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar.

De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, o espaço é fundamental para fortalecer o artesanato alagoano.

"Esse espaço de comercialização, em um dos principais shoppings do Estado, é de grande importância para o desenvolvimento dos artesãos de Alagoas. A iniciativa já se mostrou muito proveitosa, e só no ano passado os artesãos comercializaram em média R$ 21 mil reais em vendas mensais, somente na loja física, uma vez que também contamos com a galeria online. Estamos ansiosos para ver os resultados desse novo espaço e agradecemos ao Parque Shopping pela parceria", destaca a secretária.

Galeria Online

Executado pelo Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), o objetivo do programa Alagoas Feita à Mão é estruturar e valorizar o segmento artesanal alagoano e, consequentemente, proporcionar a geração de renda e desenvolvimento socioeconômico da cadeia produtiva artesanal.

Além do espaço físico, o programa conta com a Galeria Online Alagoas Feita à Mão, que reúne a produção de diversos artistas locais, facilitando o processo de aquisição e compra dos produtos, além de contribuir para a geração de renda no segmento. É possível acessar o site através do endereço www.alagoasfeitaamao.com.br.

Com mais de 1.300 produtos anunciados e mais de 101.500 negociações feitas, o site reflete a riqueza e diversidade de tipologias de Alagoas, indo desde o bordado filé às esculturas de barro, passando pelo cipó, cerâmica e madeira.