07/07/2023 20:10 | ServiçosMeio Ambiente

Alagoas em alerta: Governo monitora as chuvas que atingem o estado

Semarh, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros e demais órgãos estão equipes em contínua prontidão


Volume de chuva já provoca alagamentos em vários pontos

Carla Cleto


Marcelo Alves

Alagoas está em alerta, devido ao volume de chuva que tem caído em todo o estado. Desde que foram emitidos os primeiros boletins com previsão de chuvas fortes, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a Defesa Civil Estadual e demais órgãos estão com suas equipes de prontidão, fazendo o monitoramento contínuo, emitindo balanços sobre a situação no estado, e prontas para agir em qualquer situação emergencial que possa ocorrer.

 

Em mensagem no twitter, no início da noite desta sexta-feira (7), o governador Paulo Dantas reforçou que o Estado está atento e orientou a população a ligar para 193 ou procurar a Defesa Civil de cada município, em caso de emergência. “Vamos permanecer atentos e mantendo a tranquilidade”, disse o governador.

 

“Estamos em alerta, com nossas equipes, em relação às chuvas que caem em Alagoas. Por isso, queremos a atenção dos alagoanos nas estradas e dos moradores nos municípios do Norte, capital e região metropolitana, sobre deslizamentos e possíveis pontos de alagamentos”, ressaltou Paulo.

 

Em vídeo, o coordenador estadual de Defesa Civil de Alagoas, tenente coronel CBM Moisés Pereira de Melo, afirmou que o rio Jacuípe já invadiu algumas ruas das cidades de Campestre e Jacuípe e há registro de elevação do nível das águas da bacia do Mundaú, que deve atingir os municípios de Rio Largo e Murici. Disse ainda que há previsão de transbordamento do rio Paraíba durante a madrugada, e de elevação do volume de água nas lagoas Mundaú e Manguaba, podendo ocorrer transbordamento na manhã deste sábado.

 

 “Passaremos toda a noite desta sexta-feira monitorando e emitindo balanços sobre a situação em todo o estado”, disse o coronel Moisés.

 

De acordo com o boletim do monitoramento hidrometeorológico da Semarh, o nível do rio Mundaú e de seus principais afluentes ultrapassaram as respectivas cotas de atenção nos municípios de Correntes (PE) e São José da Laje, desde as 17h desta sexta-feira (7). A tendência é de elevação nas próximas horas. O rio Jacuípe, que ultrapassou a cota de transbordamento nos municípios de Jacuípe e Colônia Leopoldina, desde as 16h desta sexta-feira (7), está em monitoramento contínuo.

 

Ainda de acordo com a Semarh, o rio São Miguel apresenta pontos de elevação durante a tarde desta sexta-feira (7), e os rios Santo Antônio, Camaragibe, Manguaba e Tatuamunha estão em elevação.