23/08/2023 10:51 | Governo de AlagoasPlanejamento e Gestão

Alagoas é o segundo Estado com maior participação no principal congresso de gestão pública do país

Com 13 artigos científicos apresentados, AL iguala Rio de Janeiro e São Paulo, e fica atrás apenas de Minas Gerais no 12º Congresso Consad


Evento ocorre entre os dias 22 e 24 deste mês, em Brasília, e reúne interessados de todo o país a debater inovação e modernização administrativa dos estados

Larissa Costa/ Ascom Seplag


Larissa Costa/ Ascom Seplag, e Safira Bezerra* (estagiária sob supervisão)

Pela segunda edição consecutiva, Alagoas se destaca em número de trabalhos apresentados no Congresso Consad - o maior de gestão pública do país. Com 13 artigos científicos aprovados, o Estado iguala Rio de Janeiro e São Paulo em segundo lugar, e fica atrás apenas de Minas Gerais em números de trabalhos publicados. O evento ocorre entre os dias 22 e 24 de agosto, em Brasília, e reúne interessados de todo o país a debater inovação e modernização administrativa dos estados.


Dos 13 artigos científicos de Alagoas, 10 são da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). O geógrafo Klebson da Silva é autor de quatro destes trabalhos. Servidor da Seplag, ele se diz animado e ansioso para mostrar ao Brasil, parte do sucesso conquistado em Alagoas, por meio de uma forte base de dados. Conforme Klebson explica, os estudos são cruciais para o desenvolvimento de políticas públicas e tomadas de decisão por parte dos gestores.



“É motivante poder mostrar para outros estados, as políticas públicas de sucesso implantadas aqui. Os artigos que eu desenvolvi com meus colegas trazem temas como a pobreza e as realidades hídrica e habitacional no Estado. Foram estudos desenvolvidos a partir de uma forte base de dados que nós construímos através de um trabalho massivo de pesquisa e diálogo com órgãos parceiros. Serão de grande serventia para tomadas de decisões do governo”, explicou o servidor.


O congresso é dividido em dez áreas temáticas: transformação digital, gestão de pessoas, gestão de ativos, escola de governo, concessões e PPPs, comunicação institucional, compras públicas, ciência de dados e responsabilidade ambiental, social e governança (ESG). Além disso, haverá palestras, painéis de discussão e workshops práticos sobre os principais desafios e tendências da administração pública.




"Este é um momento crucial para compartilharmos nossas conquistas, aprender com nossos colegas e fortalecer ainda mais a eficiência da administração pública. Estou confiante de que nossa presença nesse evento vai contribuir, significativamente, para o aprimoramento dos serviços que oferecemos aos alagoanos”, destacou o secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino.