03/10/2023 13:55 | Gestão e Finanças

Alagoas bate recorde na emissão de Carteiras de Identidade pelo terceiro mês seguido

De março a setembro, o Instituto de Identificação emitiu mais de 150 mil vias do novo documento


Instituto de Identificação tem implantado novas estratégias e acompanhado as ações sociais para impulsionar o número de atendimentos

Ascom Polícia Científica


Aarão José / Ascom Polícia Científica

O Instituto de Identificação de Alagoas conseguiu, pelo terceiro mês consecutivo, bater o recorde na emissão do novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os dados da empresa gráfica responsável pela impressão, divulgados na manhã de hoje (03), mostram que o órgão emitiu no mês de setembro 30.798 novos documentos.

 

De acordo com a superintendência do Instituto de Identificação, essa quantidade superou os últimos dois meses, quando foram impressas 29.185 carteiras de identidade em julho e 30.754 em agosto. Ainda segundo o instituto, esse número representa uma média 1,02 CIN impressos por dia, tornando-se o maior número desde a implantação do novo modelo.

 

Erik Silveira, superintendente do Instituto de Identificação, explicou que vários fatores estão contribuindo para que o órgão consiga atingir essa marca expressiva de emissões do CIN. Ele destacou o empenho dos papiloscopistas no processo de análise das impressões digitais para a identificação dos requerentes, como também a ampliação do horário das atividades da gráfica. 

 


“Quando o CIN foi lançado, apareceram vários desafios que estão sendo superados com muita dedicação e empenho de todos que compõem a estrutura do instituto. Diariamente, converso com todos os envolvidos neste processo, para buscarmos saídas, estratégias e metodologias administrativas para impulsionar essa produtividade, garantindo, assim, a prestação de um serviço com maior qualidade para a população”, garantiu o superintendente. 

 

“Temos conversado com todos os envolvidos nesse processo interno para aumentar o número de material impresso, em especial com os papiloscopistas, dando celeridade no atendimento presencial, na confecção e entrega dos documentos à população. O resultado disso foi o aumento mensal da produção, batendo um recorde atrás do outro na quantidade de carteiras emitidas para a população”, afirmou o superintendente.



 

Ampliação dos postos 

 

Ainda esta semana a rede de postos de atendimento à população irá ganhar uma nova unidade no Agreste alagoano. Uma parceria entre o Instituto de Identificação e Prefeitura Municipal de Limoeiro de Anadia permitirá a abertura de um posto na cidade, garantindo o atendimento aos mais de 28 mil limoeirenses, como também de moradores residentes nos municípios vizinhos, como Coité do Nóia e Junqueiro.   

 

A ampliação e a interiorização da rede é orientação do governador Paulo Dantas, como uma política social do Estado que busca facilitar o acesso do cidadão ao serviço de emissão da carteira de identidade, principal documento do brasileiro. Atualmente, a rede de atendimento do Instituto de Identificação é composta por seis postos na capital e 46 no interior do Estado.  

 

Além da rede, o Instituto de Identificação tem levado o serviço de solicitação da CIN para a população em várias ações itinerantes, mutirões e programas sociais do Governo do Estado. O órgão também tem realizado mensalmente várias edições dos projetos RG na Mão, RG para Povos Tradicionais (indígenas e quilombolas) e o RG em domicílio, destinado a pessoas com dificuldade em locomoção.