03/06/2023 11:50 | Meio Ambiente

Alagoas avança em pautas climáticas com a proposta de fortalecer fórum

Fórum Alagoano de Mudanças Climáticas está em processo para ser instituído por decreto e a quinta edição viabilizou a ampla participação da comunidade civil


A reunião contou com apresentações de representantes de secretarias e instituições governamentais

Ascom IMA


Dálet Vieira / Ascom IMA

Democratizar o acesso e viabilizar discussões foi a grande proposta do V Fórum Alagoano de Mudanças Climáticas, que tratou de diversas pautas atuais e necessárias à população. Pela primeira vez, a reunião realizada pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado (IMA/AL) e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), aconteceu de maneira simultânea e contou com a participação de instituições e pessoas de vários municípios.


A reunião, que aconteceu na quinta-feira (1º), foi dividida em dois momentos. O primeiro contou com apresentações de representantes de secretarias e instituições governamentais, enquanto que o segundo abriu discussões com a comunidade acadêmica. Entretanto, todos os participantes puderam fazer suas contribuições.


O que chamou a atenção de quem estava presente no auditório do IMA, foi a interação daqueles que estavam a quilômetros de distância da capital alagoana. “Um diferencial desse fórum foi que conseguimos torná-lo mais participativo e abrir para o diálogo externo, porque o acesso foi mais democratizado através da transmissão online que garantiu a participação de pessoas de diversos municípios”, frisou Priscila de Queiroz, consultora de clima do Instituto.


Vale destacar que o Fórum tem o objetivo de abrir um espaço de diálogo e construção, em que novas políticas públicas devem ser formuladas, bem como a promoção de uma agenda climática no Estado.


Para Alex Nazário, gerente de Unidades de Conservação do IMA, a participação de diversos atores das esferas de meio ambiente, agricultura e acadêmica enriqueceram ainda mais as pautas levantadas. Durante a apresentação dele, foi destacada a importância que as Áreas Protegidas possuem para a amortização dos efeitos climáticos. “Através desses debates é que são feitas ferramentas para que possamos colocar Alagoas dentro dessas situações que possuem um reflexo global”, pontuou.


Outro fato que destaca os avanços do Estado nessas discussões é que o Fórum Alagoano de Mudanças Climáticas está em processo de ser instituído por decreto. Esse movimento trará mais elementos e força aos debates, além de garantir o envolvimento do Governo junto à população.