17/07/2023 15:42 | Tecnologia e Inovação

Alagoas assume liderança da Câmara Temática de Ciência no Consórcio Nordeste

Grupo contará com liderança política de Paulo Dantas e o professor Fábio Guedes na coordenação técnica

Professor Fábio Guedes Gomes, da Fapeal

João Monteiro / Ascom Fapeal

Naísia Xavier / Ascom Fapeal

Representantes do Consórcio Nordeste de Governadores, presidentes de Fundações de Amparo à Pesquisa (Faps) e secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da região, se reuniram, nesta segunda-feira (17), para alinhar a instalação da Câmara Temática de Ciência e Fomento ao Conhecimento do Consórcio.

No encontro, o professor Fábio Guedes Gomes, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), foi escolhido como coordenador da Câmara, que tem como liderança política no Consórcio, Paulo Dantas, Governador de Alagoas.

A Câmara de Ciência e Fomento ao Conhecimento será composta, em geral, pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e pelas Faps de cada um dos nove estados. Além do chefe de gabinete do Consórcio, Glauber Piva, e do subsecretário de programas, Anselmo Castilho, estiveram presentes gestores de FAPs do Nordeste e os secretários de CT&I de Alagoas, Silvio Bulhões, da Bahia, André Joazeiro, e o secretário executivo da Paraíba, Rubens Freire.

“Estamos colocando à disposição uma experiência de oito anos de gestão, a partir desse chamamento da Câmera”, comenta o professor Fábio Guedes que foi visto como um líder natural para o grupo, pois, desde março de 2023, atua como diretor regional para o Nordeste do Conselho Nacional da Faps (Confap). “Vamos trabalhar a CT&I de forma transversal, como já vem sendo feito em Alagoas. Assumimos esse compromisso para dar continuidade ao que já vem dando certo”, frisou o gestor.

Durante a reunião, foram discutidas pautas como a colaboração com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para ações voltadas ao empreendedorismo; com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vinculada ao Ministério da Educação, em relação aos programas de pós-graduação nordestinos, além da articulação regional para a 5ª Conferência Nacional de CT&I (CNCTI), “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

Segundo ficou definido na reunião, a Câmara de Ciência e Fomento ao Conhecimento vai propor a criação de 10 subcomitês, coordenados pelos representantes dos governos estaduais, em áreas estratégicas, que precisam de conhecimento mais amplo e desenvolvimento científico e tecnológico, que permitam ao Nordeste avançar mais aceleradamente, superando seus problemas econômicos, sociais e ambientais. Nesses subcomitês poderão participar várias entidades e instituições envolvidas com as áreas de CT&I do Nordeste.

Também já está em fase de planejamento, por parte da Câmara, a realização de um grande seminário para debater os temas que vão envolver os subcomitês, que também servirá como etapa preparatória para uma conferência regional de CT&I, que permitirá com que a região Nordeste participe mais efetivamente da conferência nacional, que está marcada para acontecer em junho de 2024.