07/07/2023 15:00 | Segurança

Alagoas amplia rede de postos do Instituto de Identificação com nova unidade em Anadia

Posto para emissão da carteira de identidade beneficiará mais de 54 mil moradores dos municípios Anadia, Boca da Mata, Maribondo e Tanque d'Arca

Unidade terá capacidade de receber 28 pessoas por dia, totalizando uma média mensal de 560 atendimentos

Aarão José / Ascom Polícia Científica

O governador Paulo Dantas, por meio da Polícia Científica de Alagoas, inaugura um posto do Instituto de Identificação no município de Anadia no próximo domingo (9). A abertura da nova unidade se dará às 14h, durante a abertura das comemorações dos 222 anos de emancipação do município:

Distante 94 km de Maceió, Anadia será beneficiado com o 46º posto da rede de atendimento à população do Instituto de Identificação, uma das maiores do Brasil. Na unidade, os anadienses e os moradores dos municípios de Boca da Mata, Maribondo e Tanque d'Arca, num total de 54.558 mil habitantes, conforme prévia do Censo Demográfico 2022 do IBGE, poderão solicitar o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Anízio Amorim, superintendente do Instituto de Identificação, explicou que a implantação da unidade foi viabilizada por meio de um termo de cooperação técnica entre o Estado e o município, após pedido do prefeito Celino Ribeiro. Nesse tipo de parceria, o Instituto de Identificação disponibiliza os equipamentos e a prefeitura a estrutura física e três servidores que irão atuar no atendimento à população.

“Tudo foi pensando para garantir ao cidadão o direito de ter sua carteira de identidade. O prédio foi todo reformado e adaptado para receber nossos equipamentos e a população. No local teremos uma equipe cedida pela prefeitura, formada por três servidores, onde um atuará no agendamento, outro no atendimento ao requerente, e o terceiro, na entrega das carteiras de identidade”, explicou o superintendente do Instituto.

A nova unidade terá capacidade de receber 28 pessoas por dia, totalizando uma média mensal de 560 atendimentos. Ela funcionará na rua Neto Bonfim, às margens da rodovia AL-450, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas, exceto nos feriados e com agendamento prévio e presencial.

O posto recebeu o nome da ex-primeira-dama por duas vezes do município Maurícia de Almeida Rocha. Exposa do ex-prefeito Adelmo Rocha e filha de Jerónimo Ribeiro, pecuarista bastante conhecido na região, ela exerceu também o cargo de secretária de Assistência Social no começo dos anos 2000, vindo a falecer em 2018.

Atualmente, a rede de postos do Instituto de Identificação é formada por 7 postos na capital, 2 na região metropolitana de Maceió e 37 em todo o interior do estado. A ampliação dessa rede busca facilitar a prestação de serviços da administração pública, neste caso, a emissão do principal documento de identificação do brasileiro, de forma mais rápida, cômoda e segura.