02/03/2023 16:51 | Infraestrutura

Agreste Saneamento trabalha em manutenção de bombas para regularizar abastecimento

Casal aguarda regularização de sistema para atender plenamente os consumidores da região


Dois conjuntos motobombas da ETA Morro do Gaia, em São Brás, passam por manutenção

Ascom Casal.


Evilásio Almeida / Ascom Casal

O Sistema Coletivo do Agreste (SCA) continua operando com 50% de sua capacidade, devido à paralisação de dois conjuntos motobombas – titular e reserva – que compõem a estação de captação de água do rio São Francisco, localizada no Morro do Gaia, em São Brás.

 

Após vistoria, técnicos da Agreste Saneamento, responsável pela operação do sistema, pré-diagnosticaram possíveis queimas dos dois motores provocadas por mexilhões dourados, que são sugados do rio e entram nos compartimentos internos dos equipamentos, causando o travamento do eixo da bomba. Esta espécie é exótica à fauna local, considerada uma praga na sua forma de proliferação e foi detectada recentemente nas unidades.

 

Os conjuntos motobombas foram encaminhados para uma empresa especializada, em Recife (PE), onde será feito um diagnóstico mais preciso das peças danificadas e, consequentemente, a realização de reparos e recuperação dos equipamentos.

 

Diante do cenário, a Agreste Saneamento está envidando todos os esforços no sentido de ter os motores consertados e reinstalados o mais breve possível. Enquanto isso, o sistema segue operando com a metade de sua vazão normal, o que pode ocasionar alguma deficiência nas cidades de Arapiraca, Olho D’água Grande, São Brás, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande e Coité do Nóia.

 

Para atenuar o impacto de desabastecimento, a empresa está reforçando o fornecimento de água por meio de caminhões-pipa para serviços essenciais e pontos críticos afetados da região do Agreste até que o sistema volte a operar normalmente.

A Casal e a Agreste Saneamento contam com a compreensão da comunidade e solicitam a todos que adotem práticas de consumo consciente de água, evitando o desperdício. Para outras informações, a Companhia disponibiliza o Call Center 0800 082 0195.