23/08/2023 12:43 | Serviços

Agência Reguladora acompanha inspeção na rede de distribuição do gás natural canalizado

Fiscalização tem caráter preventivo e pretende rastrear possíveis vazamentos em toda extensão da rede de gás canalizado


Procedimento preventivo é previsto pela agência reguladora alagoana

Ascom Arsal


Addison Couto / Ascom Arsal

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) acompanha, até 4 de outubro, a inspeção anual realizada em toda a rede de distribuição de gás natural canalizado do Estado. A fiscalização, realizada pela Gás de Alagoas (Algás), é um procedimento preventivo previsto pela agência reguladora alagoana e ocorre pelo 15º ano consecutivo.


Denominada Pesquisa Anual de Vazamento, a fiscalização tem caráter preventivo, com a finalidade de rastrear possíveis vazamentos em toda extensão da rede de gás canalizado. Durante a pesquisa, que dura cerca de 50 dias, os técnicos utilizam equipamentos para realizar testes, avaliando a concentração de gás em caso de vazamentos, grau de risco, além dos procedimentos de reparo.



Este ano, a pesquisa se iniciou no dia 14 de agosto, inspecionando os equipamentos de medição instalados em unidades residenciais e estabelecimentos comerciais. A etapa seguinte se dará em estações de gás de postos automotivos de gás natural veicular (GNV), indústrias e unidades de cogeração.


Os técnicos da Arsal irão fiscalizar nas cidades de Maceió, Penedo, Arapiraca, Rio Largo, Atalaia, Pilar, Santa Luzia do Norte, Marechal Deodoro, São Sebastião e Messias. Alagoas possui mais de 10 mil unidades consumidoras, sendo 40 indústrias, oito unidades de cogeração, 34 postos de GNV, 9.330 unidades residenciais e 681 estabelecimentos comerciais.