26/01/2023 10:04 | SegurançaSaúde

EQUILÍBRIO

Adolescentes em Medida Socioeducativa participam de evento sobre cuidado com a saúde mental

A ação alusiva ao Janeiro Branco incluiu palestra, dinâmicas e roda de conversa sobre o tema


Participantes do evento reforçaram a importância do cuidado com a saúde mental

Ascom Seprev


Everton Dimoni

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu, na terça-feira (24), um evento alusivo à campanha Janeiro Branco para as adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Feminina (UIF), seus familiares e servidores que atuam no local.

A iniciativa é da da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese).

Com o tema “A vida pede equilíbrio”, a ação chamou a atenção dos participantes para a importância do cuidado com a saúde mental.



Silvia Medeiros, supervisora da UIF, conta que o momento incluiu palestra, dinâmicas e uma roda de conversa com o intuito de conscientizar, principalmente as adolescentes que se encontram privadas de liberdade, sobre qualidade emocional de vida e os meios para prevenir do sofrimento mental, tema que ainda é considerado tabu.

“Com a realização, as meninas se sentiram mais seguras e hoje têm uma visão diferente sobre essa temática tão importante. É um novo ciclo que se inicia, no qual elas têm capacidade para entender melhor suas questões individuais e buscar o equilíbrio necessário para uma vida com mais saúde e qualidade”, disse a supervisora.

O evento foi conduzido pela psicóloga da unidade, Monysy Sarmento. Ela explica que as atividades evidenciaram a temática do equilíbrio e a importância de cultivar um olhar cuidadoso sobre a saúde mental em um momento cada vez mais acelerado e desafiador.


“Cuidar da saúde mental não é apenas tratar de transtornos como ansiedade e depressão, mas ter um olhar atencioso sobre tudo o que sentimos, pensamos e sobre como reagimos diante das situações adversas do cotidiano. Buscamos mostrar para nossas adolescentes e demais participantes que esse aspecto da vida deve ser prioridade e que uma saúde mental em desequilíbrio compromete as demais áreas da nossa vida”, afirmou.

Atenção integral

A psicóloga destacou também a atenção integral do Governo do Estado ao público socioeducativo e afirmou que Alagoas tem inovado e contribuído de forma efetiva para o desenvolvimento saudável dos adolescentes.

“Tanto na Unidade Feminina quanto nas demais unidades de internação de Alagoas, o público socioeducativo conta com o apoio de equipes multiprofissionais formadas por psicólogos, assistentes sociais, advogados e equipes de saúde que, através de uma escuta cuidadosa e de um momento acolhedor, atuam para minimizar os sintomas de sofrimento dos adolescentes”, afirma Monysy Sarmento.

“Mesmo assim, caso seja observada a necessidade, esses profissionais realizam os encaminhamentos necessários para que nada impeça o progresso do socioeducando na medida”, completa a profissional.