17/01/2024 16:02 | SaúdeDesenvolvimento Social

Adolescentes do sistema socioeducativo participam de evento sobre saúde mental

Ações semelhantes são desenvolvidas durante todo o ano pela equipe da Superintendência de Medidas Socioeducativas da Seprev


Objetivo foi promover a conscientização dos adolescentes que se encontram privados de liberdade


Everton Dimoni / Ascom Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou, nesta segunda-feira (16), um evento alusivo à campanha Janeiro Branco, chamando a atenção das adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e das profissionais que atuam na Unidade de Internação Feminina (UIF) para a importância do cuidado com a saúde mental. Durante todo o ano, a equipe multiprofissional realiza ações semelhantes de atenção integral à saúde.

 

O evento foi uma iniciativa da Superintendência de Medidas Socioeducativas da Seprev, e incluiu palestras, roda de conversa sobre o tema, dinâmicas e um momento de meditação. Segundo a psicóloga da unidade, Monysy Sarmento, o intuito foi promover a conscientização, principalmente das adolescentes que se encontram privadas de liberdade, sobre bem-estar emocional e os meios para prevenir o sofrimento psíquico, tema ainda considerado restrito.

 

“Buscamos chamar a atenção das participantes para a necessidade dos cuidados com a saúde mental e a importância de quebrar certos tabus a respeito do tema. Também incentivamos a busca por ajuda profissional caso surjam sinais de desconforto, sobretudo nessa fase da adolescência”, explica a psicóloga.

 



Para a socioeducanda L., de 18 anos, as atividades alusivas ao Janeiro Branco foram uma oportunidade para reavaliar suas experiências de vida com o olhar voltado para a saúde e o bem-estar, além de promover o alívio para as tensões e preocupações do dia a dia. “Para mim, o Janeiro Branco foi muito importante, pois nos fez refletir sobre nossas vidas. Com as dinâmicas e a meditação senti sair um peso que eu sentia”, comentou.

 

Silvia Medeiros, supervisora da UIF, ressalta a importância da atenção à saúde mental, principalmente em um período de descobertas e desafios como a adolescência. Ela diz ainda que Alagoas tem inovado e contribuído de forma efetiva para o desenvolvimento saudável dos adolescentes.

 

“Trabalhar esse tema com elas é garantir que compreendam a importância desse cuidado e que, acima de tudo, saibam que não estão sozinhas na construção de caminhos mais saudáveis para o futuro", ressaltou a supervisora.