16/05/2022 14:42 | Agricultura

Adeal faz palestras com agricultores e feirantes sobre a obrigatoriedade da PTIV

Nesta quinta-feira, ação será realizada em Joaquim Gomes e, na sexta, em Limoeiro de Anadia


Palestra “Bananas e citros: doenças a trânsito legalizado em Alagoas” é direcionada a produtores rurais e feirantes

Ascom Adeal


Dorgival Junior – Ascom Adeal

Com a finalidade de difundir entre os produtores rurais e feirantes a obrigatoriedade da Permissão de Trânsito Interna de Vegetais (PTIV) - documento exigido para o transporte interno de cargas de vegetais nas rodovias alagoanas entre os municípios - a equipe técnica da Adeal vem realizando uma série de palestras educativas em várias regiões do Estado.

Na semana passada, a ação ocorreu no município de Taquarana, onde foi abordado o tema “Bananas e citros: doenças a trânsito legalizado em Alagoas”.  

“Nesta quinta-feira, dia 19, estaremos realizando esta palestra no município de Joaquim Gomes e, na sexta-feira, em Limoeiro de Anadia“, declarou Fátima Figueirêdo, fiscal estadual agropecuária e engenheira agrônoma responsável pelo Programa Estadual de Educação Sanitária da Adeal, lembrando que as ações nos municípios vêm contando com a parceria da Emater e da Seagri na divulgação da PTIV. 

Cobrança 

A PTIV vem sendo cobrada para o transporte de cargas de banana, citros, musas ornamentais e helicônias. A não apresentação da PTIV acarretará em infração, com o responsável estando sujeito a pagamento de multa e destruição da carga. 

A Adeal informa ainda que, para transportar esses vegetais ou parte deles, inclusive os frutos, o produtor deve comparecer a um dos escritórios do órgão de defesa agropecuária para fazer o cadastro para a emissão do documento.