23/12/2022 10:08 | Inclusão Social

Ações itinerantes do Sine Alagoas já atenderam mais de 500 pessoas

Através de instrumentos como o Ônibus do Trabalho e Emprego, ação permite levar os serviços para localidades que não possuem postos de atendimento


Ônibus do Trabalho e Emprego é um equipamento que leva serviços do Sine Alagoas de forma itinerante aos bairros e municípios alagoanos

José Arnaldo/Sete


José Arnaldo/Sete

Com as atividades afetadas pela pandemia de Covid-19, o Ônibus do Trabalho e Emprego do Sine Alagoas precisou ficar no estacionamento e paralisar suas atividades. Mas em junho deste ano, o esforço feito pela Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete) reativou as ações itinerantes realizadas pelo ônibus, que voltou a pegar as estradas. Só este mês, já foram promovidas três ações com o apoio do equipamento.

Desde a retomada das ações itinerantes, já embarcaram no ônibus mais de 500 pessoas, que foram atendidas pela equipe do Sine Alagoas. Entre os serviços ofertados à comunidade estão  o cadastro de currículos, encaminhamentos para vagas de emprego, agendamento para solicitação de seguro-desemprego, orientação para emissão da Carteira de Trabalho Digital e sobre qualificação profissional. O Sine Alagoas possui 11 unidades de atendimento em funcionamento, sendo quatro na capital, Maceió. 

O Ônibus do Trabalho e Emprego é um equipamento que leva, de forma itinerante, os serviços do Sine Alagoas aos bairros e municípios alagoanos. Com toda a estrutura necessária para o atendimento ao público, é instrumento importante e que permite levar os serviços para localidades que não possuem postos de Unidades de Atendimento do Sine, possibilitando a realização dos serviços, que são gratuitos, sem precisar gastar com transporte, percorrer grandes distâncias ou agendar o atendimento. 

A previsão é que, em 2023, o Ônibus do Trabalho e Emprego trace sua rota para novas ações itinerantes pelos bairros de Maceió e, também, nos municípios do interior de Alagoas, estando a disposição da população e atuando em parceria com as prefeituras, instituições e a comunidade local para oferta de serviços e capacitações. Além disso, mais cinco Unidades de Atendimento do Sine Alagoas devem entrar em operação, sendo quatro no interior e mais uma em Maceió.