21/10/2023 10:56 | Cultura

Ações encerram programação da Semana da Criança na Biblioteca Graciliano Ramos

Aproximadamente 150 crianças participaram do evento


Atividades fecharam a programação da Semana da Criança com um saldo positivo de participação infantil e com o objetivo de promover um trabalho social lúdico

Fotos: Alexandre Teixeira/ Ascom Secult


João Brito/ Ascom Secult

Para finalizar as atividades educacionais em alusão à Semana da Criança, a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos recebeu aproximadamente 150 crianças que participaram da programação especial, de 18 a 20 de outubro, com atividades recreativas, oficinas e contação de histórias. As ações foram gratuitas e ocorreram por meio de agendamento prévio.


A realização das atividades recreativas como o Bibliotour é voltada para as crianças conhecerem, de forma lúdica, o universo literário alagoano e, consequentemente, explorarem o seu lado artístico por meio das oficinas.



Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, proporcionar o bem-estar das crianças e valorizar o estímulo do conhecimento literário é primordial para o aprendizado. “A infância é a fase que a criança vai desenvolver a sua capacidade de aprendizagem e, sabendo disso, a Secult, por meio da Biblioteca Graciliano Ramos, se preocupou em proporcionar atividades lúdicas educacionais com bastante oficinas e contação de histórias para estimular o processo de desenvolvimento infantil das crianças alagoanas”, comentou.



Além de pinturas faciais, as crianças fizeram uma visitação guiada (Bibliotur) conhecendo cada espaço da biblioteca, participaram de oficinas de contação de história, oficina de argila, oficina de pintura, oficina de slime, brincaram com a turma do Sítio e finalizaram com um caça ao tesouro no equipamento cultural.


A assistente social Natasha Souza, assim que soube da programação especial, não perdeu tempo e fez questão de fazer a inscrição para levar a sua filha, a pequena estudante do maternal Olga Conceição, de apenas 3 anos. “É a primeira vez que eu trago a minha filha para conhecer a Biblioteca Graciliano Ramos. Ela acordou muito animada, levantou às 5 horas da manhã, toda esperta para vir aqui. Esse evento tem grande relevância porque é uma estratégia para as crianças saírem das telas e conhecerem os espaços públicos culturais. Quanto mais cedo essa iniciativa, melhor, porque aí perpetua durante toda a vida delas”, disse.




A supervisora da Biblioteca, Mira Dantas,  ressaltou a importância dessas atividades para o desenvolvimento infantil. “Ações como essa são extremamente indispensáveis para estimular o aprendizado das crianças. O nosso objetivo é mostrar que a biblioteca é um ambiente público que está de portas abertas para receber as pessoas e proporcionar que elas viagem pelo universo mágico da literatura”, contou.



As atividades fecharam a programação da Semana da Criança com um saldo positivo de participação infantil e com o objetivo de promover um trabalho social lúdico para a comunidade alagoana. Para mais informações e agendamentos, os interessados podem entrar em contato pelos canais de atendimento da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos através do e-mail bpe.alagoas@gmail.com ou pelo whatsapp (82) 98882-2410.