18/03/2023 14:36 | SegurançaMeio Ambiente

Ações do BPA coíbem crimes ambientais na Região Metropolitana

Fiscalização flagrou casos de desmatamento e de cativeiro de animal silvestre


Ascom PMAL


Ascom PMAL

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) flagrou, entre sexta-feira (17) e sábado (18), crimes ambientais nas cidades de Maceió e Marechal Deodoro. Na manhã de sexta-feira, a guarnição Ambiental 02 foi informada, por meio de uma denúncia, que estava havendo supressão irregular de vegetação nativa, no bairro de Riacho Doce, em Maceió.


No ponto informado, os militares encontraram uma área, de aproximadamente 15 mil metros quadrados, desmatada, mas não havia ninguém no local.  


A equipe permaneceu no bairro e, durante uma fiscalização, se deparou com outra situação criminosa. Desta vez, flagraram aves silvestres mantidas em cativeiro. O proprietário não estava no local, mas os três pássaros da espécie sibite foram apreendidos e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


Já durante à tarde, a mesma equipe uniu-se à guarnição Ambiental 01 para averiguar uma nova denúncia: possível supressão de espécimes centenárias de árvores. Segundo o denunciante, dois homens teriam entrado em sua propriedade, situada no município de Pilar, e suprimiram, de forma criminosa, jaqueiras que teriam mais de 100 anos.


As guarnições conseguiram localizar o veículo, que estava juntamente com o material, objeto do crime, na Massagueira, em Marechal Deodoro. Diante da constatação, os envolvidos foram encaminhados à Central de Flagrantes para devido registro da ocorrência, diante o que prevê o artigo 49 da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais): “destruir ou danificar vegetação (ornamental) em propriedades alheias”.


Denúncias


Qualquer pessoa também pode contribuir com a preservação e com o combate aos crimes ambientais. Ao constatar alguma irregularidade, animais em perigo ou precisando de resgate, é possível informar ligando para número 190 ou para o próprio BPA no número (82) 9 8833-5879.