15/04/2024 17:43 | Saúde

Ações de combate à dengue são realizadas pela Sesau em Maceió e União dos Palmares

Objeto é conscientizar a população sobre a necessidade de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti


Campanha de conscientização contra a dengue ocorreu em Maceió e União dos Palmares

Fotos: Carla Cleto e Olival Santos / Ascom Sesau


Fabiano Di Pace - Ascom Sesau

Ações educativas para o combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, foram realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta segunda-feira (15), nos municípios de Maceió e União dos Palmares. O intuito é conscientizar a população sobre os cuidados necessários para eliminar os propensos criadouros do mosquito, que também é o transmissor da chikungunya e da zika.

Em Maceió, as equipes de agentes estiveram no bairro Jacintinho, enquanto que em União dos Palmares, os técnicos percorreram pontos do Centro. 

“As pessoas devem eliminar locais onde o mosquito possa depositar seus ovos e se desenvolver, como vasos de plantas. Também é importante manter bem tampados depósitos de água e não deixar expostos no quintal vasilhas e utensílios que possam acumular água. Garrafas devem permanecer de cabeça para baixo”, destacou a agente de combate a dengue Andreia Fernanda.




Para a moradora do bairro Jacintinho, em Maceió, July Miguel, a ação é importante, pois leva a população conhecimento sobre como se proteger. “Todos devemos assumir a responsabilidade de atuar contra a dengue, eliminando criadouros e tornando a nossa cidade mais segura”, reforçou.

O também morador do Jacintinho, Emanuel Mendes, lembrou que na época de chuvas o cuidado deve ser redobrado. “Como a estação das chuvas está começando, é essencial que todos prestem ainda mais cuidado com locais que possam servir para o acúmulo de água, além de sempre receber os agentes de saúde”, destacou.

União dos Palmares 

Já em União dos Palmares, a aposentada Quitéria Maria destacou a importância de ações de conscientização da população. “Eu já peguei dengue e sei o quanto sofri. Todos nós temos que fazer nossa parte e evitar deixar água parada. Lá em casa eu sempre presto atenção em tudo para não dar chance ao mosquito e é importante que a sociedade faça o mesmo”, afirmou.


A jovem vendedora Mayra França contou que sempre busca combater o mosquito em sua casa. “Sempre converso com a minha família para que não possamos deixar água acumulada. Nós precisamos ter esse cuidado sempre e não vacilar, pois o mosquito depois não vacila e podemos sofrer bastante no caso de uma infecção”, disse.




O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, pontuou que a pasta está focada em levar informações confiáveis para a população alagoana. 

“Estamos empenhados em conscientizar os alagoanos sobre a importância de combater os focos do mosquito. Também mantemos contato permanente com os municípios para que possamos, juntos, enfrentar esse problema”, afirmou.