26/12/2022 15:55 | Agricultura

Ações da Seagri para melhoramento genético bovino marcam setor agrícola em 2022

Pequenos criadores, funcionários de propriedades rurais e estudantes de Medicina Veterinária, Zootecnia e técnicos agropecuários participaram dos cursos de inseminação artificial em bovinos

Cursos de inseminação artificial em bovinos beneficiaram pequenos criadores do Estado

Ronaldo Lima / Ascom Seagri

O setor agrícola em Alagoas ficou marcado com diversas ações de melhoramento genético do gado leiteiro, promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), em 2022. De janeiro a dezembro deste ano, a Seagri beneficiou pequenos criadores, funcionários de propriedades rurais e estudantes de Medicina Veterinária, Zootecnia e técnicos agropecuários com cursos de inseminação artificial em bovinos.

As capacitações, que foram feitas no Parque de Exposições Mair Amaral, no município de Batalha, tiveram carga horária de 40 horas, com aulas práticas, teóricas e palestras, abordando as vantagens da inseminação artificial, estudo do aparelho reprodutivo da fêmea, procedimentos para inseminação, entre outros cursos.

De acordo com o zootecnista da Seagri e coordenador do curso, Luiz Gustavo, cada participante teve a oportunidade de conhecer os métodos de inseminação artificial em bovino nos animais, no uso de manequins e ainda com equipamento de ultrassom. Os participantes também aprenderam técnicas de manuseio de botijão de criogênico, onde são armazenados os sêmens bovinos para fecundação, e foram submetidos a uma prova prática de inseminação artificial, com direito a certificado de conclusão do curso.

“Todas as aulas foram supervisionadas pelo médico veterinário da Adeal, Rogério Madeiro, no centro de capacitação da Seagri e nas baias com os animais, em cada turma de alunos”, explicou Luiz Gustavo. Segundo ele, o curso contou ainda com os instrutores técnicos José Bispo, Milton Pereira e Maria Leda.

O pequeno produtor Elisangelo Tenório, do povoado Tanguí, do município de Craíbas, que foi beneficiado com o curso, reconheceu a importância da capacitação e destacou o valor das aulas que trataram sobre técnicas de inseminação artificial. “Há 15 anos trabalho no campo com animais e o curso é muito importante, porque ensinou um vasto conhecimento para aplicar na minha atividade no campo”, afirmou.

Inseminação artificial

O curso, que faz parte de uma parceria firmada entre a Seagri/AL, Adeal e a Prefeitura Municipal de Batalha, abordou temas como “Vantagens da inseminação artificial”, “Características do Sêmen”, “Cuidados e manuseio com o botijão criogênico”, entre outros.

As capacitações contemplaram pequenos produtores e estudantes dos municípios de Batalha, Major Izidoro, Olho D’Água das Flores, Igreja Nova, Coruripe. Jacaré dos Homens, Piranhas, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Minador do Negrão, Estrela de Alagoas, Palmeira, Arapiraca, Canapí, Mata Grande e Dois Riachos.