23/10/2023 13:06 | Saúde

Ação do Hospital de Emergência do Agreste e parceiros leva informações sobre AVC para a população

Iniciativa ocorreu em Arapiraca em alusão ao Dia Mundial de Combate ao AVC, celebrado em 29 de outubro


Atividade ofereceu aferição de pressão arterial e teste de glicemia

Tony Medeiros / Ascom Hospital de Emergência do Agreste


Tony Medeiros / Ascom HEA

Profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), estudantes de Enfermagem do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e membros da Liga Acadêmica de Neurologia promoveram uma ação de conscientização sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido como derrame. A iniciativa ocorreu na Praça Marques da Silva, localizada no Centro de Arapiraca.


Durante o evento foram realizados testes de glicemia e aferição da pressão arterial, além da distribuição de panfletos informativos sobre o AVC. As equipes de saúde levaram informações diretamente para a população, tirando dúvidas sobre a doença, que além de deixar sequelas, pode levar à morte.


"A importância da iniciativa é a promoção da saúde e a divulgação dos principais sinais do AVC, que foi a principal causa de mortalidade clínica no Brasil em 2022. Essa triste estatística destaca a falta de conhecimento da população sobre essa condição, um fato reconhecido pelo Ministério da Saúde e por organizações de saúde em todo o mundo", ressaltou a médica Guacyra Almeida, coordenadora médica da Unidade de AVC do HEA.


O Dia Mundial de Combate ao AVC é celebrado em 29 de outubro e neste período as ações de conscientização e educação sobre a doença aumentam, afinal “é fundamental trazer estas informações diretamente ao público, objetivando que a doença seja identificada e tratada o mais rapidamente possível", afirmou Guacyra Almeida.


Entre as pessoas beneficiadas pela ação promovida pelo HEA, Uninassau e Liga Acadêmica de Neurologia está a dona de casa Maria de Fátima Santos. "O pessoal me passou muitas informações sobre a doença. Isso é bom porque nem sempre a gente tem o conhecimento para buscar ajuda ou para saber como agir nas situações", salientou a arapiraquense.


A falta de conhecimento sobre a doença preocupa os especialistas sobre o tema. Segundo o professor do curso de Enfermagem da Uninassau, Marlus de Melo, a população muitas vezes desconhece os sinais e os riscos associados ao AVC. “Por esta razão, temos o propósito de conscientizar e reduzir a prevalência da doença. Nesta atividade, pudemos tirar várias dúvidas da população e chamar a atenção para salvarmos vidas", declarou o professor.



Os estudantes que participaram do evento desempenharam um papel fundamental na conscientização sobre o AVC. “Ficamos orgulhosos com este trabalho realizado por eles, porque cumpriram o papel de aproximação com a sociedade", argumentou João Paulo Garcia, coordenador acadêmico da Uninassau em Arapiraca.


O presidente da Liga Acadêmica de Neurologia da Uninassau, Lucas Félix, conta que esta ação representou um passo significativo na conscientização sobre o AVC e na promoção da saúde. Para ele “ todos estão contribuindo para a redução da mortalidade causada por essa condição preocupante", afirmou.


Já a diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste, Bárbara Albuquerque, disse que o trabalho em conjunto conquista mais espaços e outras edições devem acontecer. “Esta ação de conscientização, com certeza, vai ajudar a salvar vidas. Vamos realizar outras ações para que possamos levar mais informações para a população", afirmou.