22/06/2023 10:10 | Cultura

Ação com crianças encerra programação do Arraiá Literá da Biblioteca Graciliano Ramos

Aproximadamente 60 crianças participaram do Sarau de Cordel


Ação cultural é direcionada para as crianças conhecerem, de forma lúdica, a literatura do cordel para aprenderem sobre a origem e as raízes da cultura local


João Brito/ Ascom Secult

Para finalizar as atividades em alusão aos festejos de junho, a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos recebeu, na quarta-feira (21), os alunos da Escola Municipal José Bispo da Silva, localizada em Marechal Deodoro. Os alunos participaram de uma atividade educativa com o objetivo voltado para a cultura do cordel alagoano.

 

 

A ação cultural é direcionada para as crianças conhecerem, de forma lúdica, a literatura do cordel e, consequentemente, aprenderem sobre a origem e as raízes da cultura local. Além disso, o intuito do evento foi estimular o hábito de leitura dos alunos por meio de cordéis produzidos por renomados cordelistas alagoanos.


 


De acordo com Fernanda Feitosa, diretora da Escola José Bispo da Silva, a experiência dos alunos com a leitura fora da sala de aula é gratificante, e proporcionar essa proximidade com a literatura de cordel é muito importante para o conhecimento e aprendizagem deles.

 


“Por mais que a gente fale em sala de aula, mostre alguns livros, nada melhor como ter o contato com a biblioteca em si. Prestigiar esse evento é estar diante da história e da cultura do nosso estado. É muito gratificante viabilizar esse momento para os alunos e trazer eles para ter acesso a nossa cultura”, comentou a educadora.

 


O evento de encerramento dispôs de uma apresentação inicial da Banda de pífano Fulô da Chica Boa, que encantou o público presente com um espetáculo musical. “Briga do cachorro com onça” foi uma das músicas tocadas pelos músicos durante a performance. 



 


Para Washington da Anunciação, professor universitário e representante da Banda Fulô da Chica Boa, manter a tradição da banda de pífano é dialogar com a comunidade por meio do trabalho e mostrar a riqueza da cultura alagoana. 

 

“O tempo voa, mas temos que olhar para o passado. As crianças estão na frente, mas a gente está no passado, é frente e verso. Hoje a gente pode usar a tecnologia, memórias especiais, mas não podemos esquecer das tradições do nosso estado”, disse o artista.

 


O Sarau de Cordel encerrou as atividades juninas do projeto Arraiá Literá, que ocorreu do dia 12 ao dia 21 de junho na Biblioteca Graciliano Ramos. Além disso, o projeto possibilitou aos visitantes uma experiência cultural única e inesquecível com apresentação de quadrilhas, passeio pela biblioteca - que está ornamentada com características juninas -, pintura artística facial de matuto, exposição com as curiosidades do São João. Um verdadeiro mergulho na cultura nordestina.

 


Importantes nomes da Academia Alagoana de Cordel estiveram presentes no evento como Jorge Calheiros, Marcos Brandão, Ednaldo Alves, Vânia Souto, Ruy Rodrigues, Afonso Dacal e Cláudio Silva. Os cordelistas com as suas graciosas poesias levaram o público para o envolvente mundo da literatura de cordel.

 


“Estando aqui passou um filme na minha mente, pois foi exatamente aqui na Biblioteca Graciliano Ramos que eu comecei a minha história com o cordel. A literatura do cordel está nas minhas raízes desde a época da minha avó. Fico muito feliz com esse apoio e com essa interação das pessoas com o cordel. Muita gente até aprende a ler com o cordel”, destacou o cordelista Marcos Brandão. 

 


Os alunos da escola pública de Marechal Deodoro ficaram encantados com o fascinante universo do cordel. Para eles que nunca tiveram contato com o cordel fora da escola foi uma experiência enriquecedora.

 


A estudante Lívia Gabrielle, aluna da escola José Bispo, descreveu o evento como um momento de alegria. “Eu nunca estive na Biblioteca Graciliano Ramos, é um lugar encantador, repleto de livros. Estar aqui com os meus colegas de turma é um momento muito alegre”, completou a estudante.


 

 

Para mais informações e agendamento os interessados podem entrar em contato pelos canais de atendimento da Biblioteca Graciliano Ramos e-mail bpe.alagoas@gmail.com ou pelo whatsapp (82) 98882-2410.