12/04/2023 12:13 | Desenvolvimento Econômico

Abertura de empresas registra alta de 28,6% no primeiro trimestre

Durante o período, foram constituídos 9.306 novos negócios no estado, 2.067 a mais do que no último trimestre de 2022

A Juceal administra a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado

Ascom Juceal

Hotton Machado

Alagoas abriu 9.306 novos negócios nos primeiros três meses de 2023, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (12), pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal). O número representa um crescimento de 28,6% em relação ao último trimestre de 2022, quando foram constituídos 7.239 negócios. Em números absolutos, foram 2.067 aberturas a mais entre um período e outro.

Comum a outros períodos, o destaque no crescimento segue com os microempreendedores individuais (MEIs), com 7.172 inscrições. Outros portes, em contrapartida, também apresentaram crescimento considerável, como as microempresas (MEs), com 1.588 constituições (evolução de 27,7%) e as empresas de pequeno porte (EPPs), com 358 constituições (evolução de 6,2%). No período, foram abertos ainda 188 negócios considerados sem porte.

A divisão do número total pode ser estabelecida com 3.352 constituições empresariais realizadas em janeiro, 2.542 em fevereiro e 3.412 em março.

Em relação às naturezas jurídicas, o quantitativo pode ser subdivido em:

·         Empresário individual, com 7.761 constituições;

·         Sociedade limitada, com 1.491;

·         Sociedade anônima fechada, com 31;

·         Cooperativa, com 11;

·         Sociedade anônima aberta, com 5;

·         Consórcio de sociedades, com 4;

·         E associação privada, com 3.

Em relação às principais atividades, os destaques são:

·         Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 464 constituições;

·         Promoção de vendas, com 330;

·         Outras atividades auxiliares dos transportes terrestres não especificadas anteriormente, com 301;

·         Cabeleireiros, manicure e pedicure, com 291;

·         Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares, com 284;

·         Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns, com 268;

·         Restaurantes e similares, com 234;

·         Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente, com 208;

·         Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente, com 195;

·         E treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial, com 195.

Enquanto em relação às cidades com maiores quantitativos, os destaques são:

·         Maceió, com 4.825 constituições;

·         Arapiraca, com 826;

·         Rio Largo, com 258;

·         Penedo, com 192;

·         Marechal Deodoro, 186;

·         União dos Palmares, 158;

·         Delmiro Gouveia, com 146;

·         Palmeira dos Índios, com 141;

·         Coruripe, com 132;

·         E São Miguel dos Campos, com 127.

“Estamos celebrando os 100 dias do atual Governo, e esses números mostram que estamos no caminho certo para crescer ainda mais. Alagoas possui um potencial muito grande, uma diversificação de áreas, e tudo isso passa pela Junta Comercial, que é a porta de entrada de qualquer negócio no estado”, frisa o presidente da Juceal, Ricardo Dória.

Além de ser a entidade responsável pelo registro empresarial, Junta Comercial do Estado de Alagoas administra a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.