23/02/2023 15:52 | Serviços

Abastecimento de Piaçabuçu sofre interrupções devido a plantas aquáticas no rio

Casal faz paralisações para retirada da vegetação e retomada do bombeamento


Vegetação transportada pela força da água fica presa ao flutuante, estrutura onde fica a bomba da captação;

Ascom Casal


Diego Barros / Ascom Casal

A produção de água tratada para abastecer a cidade de Piaçabuçu está com irregularidades nesta quinta-feira (23). O motivo é a grande quantidade de plantas aquáticas que ficam presas à estrutura do flutuante, no povoado Penedinho, onde está a bomba usada na captação de água bruta para posterior tratamento.


Por essa razão, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está fazendo paradas temporárias do sistema para limpezas do equipamento, isto é, para retirar a vegetação que fica presa ao flutuante após ser trazida pela força das águas.


Como alternativa, outro flutuante já instalado no local está sendo usado, porém, em fase de testes. No entanto, a vegetação também chega a esse equipamento, que precisa ser paralisado para o mesmo tipo de limpeza.


À medida que houver redução da quantidade de vegetação aquática que se prende às duas estruturas, as paradas serão suspensas para que a produção de água volte ao padrão normal. Vale frisar que em Piaçabuçu, após tratada pela Casal, a água é repassada para a concessionária Águas do Sertão distribuir aos moradores.


Olho D’água Grande

Em Olho D’água Grande, também na região Agreste, o abastecimento foi suspenso temporariamente na manhã desta quinta-feira (23) para retirada de um vazamento em uma adutora de 150 milímetros de diâmetro. A previsão é que ao longo da tarde de hoje o serviço seja concluído e a distribuição de água aos moradores volte ao normal gradativamente.