01/06/2023 12:16 | Infraestrutura

Abastecimento de Ibateguara fica deficiente após fortes chuvas

Precipitações afetaram qualidade da água bruta de um dos mananciais do município


Ilustração


Ascom Casal

As fortes chuvas dos últimos dias afetaram a qualidade da água bruta do manancial do Sistema de Abastecimento Severo, nesta quinta-feira (1º), impossibilitando a captação e o posterior tratamento do líquido. Esse complexo, que é operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), é responsável por atender, junto ao Sistema de Abastecimento Sumidouro, ao município de Ibateguara.

 

Ocorre que as precipitações estão carreando grande volume de material sólido para a estação de captação do Severo e, desse modo, aspectos da água bruta, aquela que é captada como é encontrada na natureza, foram alterados. A mudança severa dessas características, por sua vez, impede o tratamento eficaz do líquido pelo sistema, que precisou ter suas atividades temporariamente suspensas.

 

Colaboradores da Casal seguem avaliando a situação do manancial no intento de retomar a captação e o tratamento do líquido assim que possível. Até que o serviço seja normalizado, é possível que bairros e localidades de Ibateguara apresentem deficiência no abastecimento. A cidade segue recebendo água tratada proveniente do sistema Sumidouro, que opera dentro da normalidade.

 

Quando o Severo for reativado, a Companhia voltará a produzir água de qualidade e a repassá-la para a empresa Verde Alagoas, responsável por sua distribuição no município.

 

Messias

 

A produção de água tratada para Messias ficou suspensa das 22h de quarta-feira (31) até as 8h50 minutos desta quinta-feira (1). É que, nesse entretempo, a qualidade da água bruta captada pelo Sistema de Abastecimento Osório sofreu forte impacto ocasionado pelas fortes chuvas que vêm caindo sobre a região.

 

Com a melhoria das condições do manancial, na manhã de hoje, a Casal restabeleceu as atividades do sistema e já repassa água tratada para a BRK efetuar sua distribuição.