15/06/2022 18:18 | Segurança

Segurança ganha reforço no município de Jequiá da Praia com inauguração de Cisp

A unidade do Cisp tipo I vai beneficiar outros municípios da região sul do Estado

Rodrigo Marinho

Fábia Assumpção / Agência Alagoas

Jequiá da Praia, a 61 km de Maceió, é o mais novo município alagoano comtemplado com um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). A unidade foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (15), pelo governador Paulo Dantas, e vai beneficiar outros municípios da região sul do Estado. A construção do Cisp tipo I envolveu recursos na ordem de R$ 2.549.000,00, oriundos do Tesouro Estadual. Durante a execução da obra foram gerados 25 empregos diretos e mais 35 indiretos.

Ao todo, já foram construídos, entregues e estão em operação 37 Cisps Tipo I e 04 Tipo II e estão em construção mais 10 para atender várias regiões do Estado. O Cisp tipo I servirá como base para a Delegacia da Polícia Civil e Batalhão da Polícia Militar, e será distribuído da seguinte forma: Polícia Civil: um delegado, seis agentes policiais, dois escrivães, um agente policial motorista e uma viatura S-10. Na área da Polícia Militar são seis policiais militares, com três viaturas, sendo uma delas para a Força-Tarefa.

O Cisp Tipo I é composto por dois alojamentos, um vestiário; uma sala de reuniões, uma sala reserva, recepção, copa, dois solários, três salas para a Polícia Civil, duas salas para a Polícia Militar, duas celas com duas vagas cada e três banheiros, sendo um feminino e um masculino e um com chuveiro.

O governador Paulo Dantas disse que a segurança pública é fundamental para garantir o bem-estar de todos. "Teremos homens e mulheres aqui para garantir a segurança de todos, em especial às mulheres vítimas de violência ", afirmou.

O secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva, externou sua satisfação em inaugurar mais um Cisp, o terceiro da região sul do Estado. " O Cisp é o cartão postal na entrada de Jequiá. Hoje, a população do município sabe onde encontrar uma delegacia, onde está a Policia Militar", disse.

O prefeito Felipe Jatobá disse que Jequiá da Praia vivia um dia histórico. "Nenhum desses benefícios que o município recebe hoje seria possível sem a parceria do governo de Alagoas. Hoje, graças a Deus, estamos recebendo essa Cisp, obra crucial para o fortalecimento do turismo, porque o turista vai se sentir mais seguro", afirmou Jatobá, agradecendo também a construção de mais 80 casas no conjunto Três Marias, uma reivindicação feita pelo município e prontamente atendida pelo Estado.

"O governo vem aqui em Jequiá entregar serviços de programas exitosos. Estaremos construindo 80 casas, para dar uma vida digna a quem precisa", acrescentou o governador.

Fortalece Alagoas

Também foram entregues ao município um carro-pipa e um caminhão compactado do Programa Fortalece Alagoas, executado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Patrimônio e Gestão (Seplag). "Com esse carro-pipa teremos uma economia de R$ 500 por mês com compra de água para o abastecimento de várias regiões", acrescentou o prefeito Felipe Jatobá.

O governador assinou ainda um convenio com o município para construção de  um conjunto habitacional para atender 80 famílias de Jequiá, com recursos na ordem de R$  5 milhões, do Tesouro Estadual. O programa contempla toda a estrutura o conjunto, como abastecimento de água, saneamento e energia.

A secretária de Infraestrutura, Maria Gevan, explicou que os recursos serão repassados diretamente ao município, que executará a obra.

O programa de melhorias e construção de casas é executado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e contempla todos os 102 municípios de Alagoas.

Maria Gevan acentuou a importância do programa para dar condições dignas de moradia, principalmente às famílias afetadas pelas chuvas.

Participaram do evento em Jequiá, o prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão; a ex-prefeita de Jequiá, Rosinha Jatobá; o presidente da Câmara de Vereadores, Manuel Carvalho; o prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, e outras lideranças e moradores do muncípio.