20/07/2023 18:53 | Cultura

Fapeal e Edufal lançam mais de 30 títulos na 10ª Bienal do Livro de Alagoas­

Parceria garantiu por meio de dois editais a publicação de obras de cunho acadêmico e literário


Bienal vai correr de 11 a 20­­ de agosto no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

Pei Fon / Agência Alagoas


Deriky Pereira / Ascom Fapeal

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) vai promover o lançamento de mais de 30 obras durante os dez dias da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que vai ocorrer de 11 a 20­­ de agosto no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió. Parte dessas obras foram feitas a partir de dois editais lançados em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).


Segundo o diretor da Edufal, Ivamilson Barbalho, a Fundação eleva a ciência e, consequentemente, a própria Editora Universitária a partir da consolidação dessas parcerias que já são de longa data. “Sem a Fapeal, alguns dos nossos lançamentos não teriam possibilidade de execução. Então, a fundação é fundamental na divulgação da ciência e da pesquisa em nosso estado. É, sem sombra de dúvidas, junto com a nossa editora, primordial para que a pós-graduação e os programas que fortalecem a comunidade acadêmica da Ufal sejam mais elevadas”, disse ele.


O diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, frisou que a Bienal é um dos maiores eventos culturais, literários e acadêmicos do Brasil, possivelmente o maior do Nordeste e que a Fapeal costuma se fazer presente, seja de maneira direta ou indireta, na realização do evento em parceria com a Ufal.


“A Fapeal já tem uma parceria estreita com a Ufal na realização do evento. Por exemplo, nos últimos anos, nós apoiamos a produção de mais de 150 livros e parte deles serão lançados aqui na Bienal Internacional do Livro. Então, a Fapeal sempre esteve junto, seja de forma direta ou indireta, na parceria com a Ufal no planejamento e realização do evento”, destacou.


O gestor reforçou ainda a importância do apoio do Governo de Alagoas enquanto realizador do evento em conjunto com a Ufal, ao citar a presença dos estudantes da rede estadual que visitarão o evento em seus dez dias no Centro de Convenções de Maceió.


“A presença do Governo é importante porque envolve, por exemplo, a rede pública estadual de ensino na Bienal Internacional. O público da Bienal se beneficia de várias políticas públicas do Governo do Estado e nada mais justo que o órgão apoiar um evento dessa natureza” celebrou Fábio Guedes.


Um estado que acredita na Ciência

O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo, celebrou a realização da Bienal 2023, que retorna depois de um hiato de quatro anos – dois, em especial, por conta da pandemia da covid-19. “Estarmos aqui, vivos, vivos, vivos... Isso tem que ser comemorado. E a gente comemora com a resistência, com a superação e, especialmente, nesse momento de retomada da nossa Bienal”, disse ele, arrancando aplausos dos presentes.


Segundo o gestor, mais de 300 livros serão lançados durante os dez dias do evento. “Grande parte dos livros são produtos da pesquisa científica que, nesse estado que não nega a Ciência, é bancada pela Fapeal. No momento em que tentaram desmontar o sistema de Ciência e Tecnologia, a nossa Universidade se superou ao poder contar com o Governo de Alagoas, com a Fapeal, e isso fez toda a diferença”, vibrou Tonholo.


O reitor celebrou ainda a parceria da Ufal com o Governo do Estado para a realização da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. “A gente entende que a cultura é da gente alagoana. Quem sabe, daqui pra frente, a Bienal seja dos livros, dos universitários, dos editores, seja daquela gente que produz cultura, mas que seja, mais do que nunca, da gente alagoana”, disse.


Sobre a Bienal

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e Sebrae.


Coordenado pela professora Sheila Maluf, o maior evento cultural e literário do estado tem como tema Defender a Vida, Proteger o Planeta e Humanizar a Sociedade e, nesta edição, homenageará a Argentina.


Para saber mais detalhes sobre o evento acesse o site