06/01/2024 11:31 | InstitucionalEsporteComunicação

A Fábrica Alexandria: as origens de um certo Lobo alagoano

Até mesmo o time dos trabalhadores da indústria foi campeão alagoano em 1947


Lucas Figueiredo/ CBF e arquivo pessoal


Wellington Santos/ Agência Alagoas

O Blog História de Alagoas, editado pelo jornalista Edberto Ticianelli, revela ser possível compreender a ligação umbilical do alagoano e maior vencedor do futebol mundial com nossa terra. E essa relação começa na indústria, com a aquisição das famílias Zagallo e Lobo, da icônica Fábrica Alexandria, que se notabilizou na área têxtil no início do século passado, por volta de 1913, no Bom Parto, em Maceió. O fim das atividades se deu no ano de 1966.


No final de abril de 1913, a Revista Comercial de Alagoas divulgou uma nota circular “da futurosa firma Zagallo & Irmão” com o seguinte teor:


“(...) Em março de 1910, o jovem acadêmico de Medicina Mário Lobo casou-se com Edla Zagallo Lobo, uma das filhas de Luiz Zagallo e de Laura Cardoso Zagallo. Mário concluiria o curso na Faculdade de Medicina da Bahia em dezembro daquele mesmo ano (...)”




Mário Lobo, que era filho de Alfredo Alves de Souza Lobo, então juiz de Direito em Porto Calvo, surge nos registros de 1916 como diretor gerente da fábrica. Nesta época morava na Rua Calheiros da Graça, nº 46. Maria Antonieta Lobo Zagallo viria a homenagear o irmão, pois ela era a mãe do futuro jogador e depois técnico da Seleção Brasileira Mário Jorge Lobo Zagallo. 


Em depoimento ao Memória Globo, Zagallo confirma que nasceu em Maceió e aos 8 meses foi para o Rio de Janeiro e ratifica que seu pai era representante de uma fábrica de tecidos. “Meu pai, Haroldo Cardoso Zagallo, era representante de uma fábrica de tecidos que era de meu tio, irmão de minha mãe, Maria Antonieta Lobo Zagallo”, contou.  


TIME CAMPEÃO
A presença da fábrica e dos seus operários no Bom Parto durante décadas fez o bairro prosperar e melhorou a qualidade de vida dos seus moradores. Naquela época, a Alexandria se diferenciava, pois oferecia aos seus trabalhadores alguns benefícios, como centenas de moradias e refeições durante o período de trabalho.




Ao lado da fábrica surgiu uma feira livre e havia um espaço reservado para shows e apresentações, o Teatro Alexandria, onde eram exibidos filmes às sextas-feiras e sábados. O clima de comunidade prosperava tanto, que o time de futebol dos trabalhadores da fábrica, a Associação Atlética Alexandria também fez história ao sagrar-se campeão alagoano de 1947. Havia sido fundado em 28 de novembro de 1935. Ou seja, até em sua família, Zagallo teria uma história campeã.